Ampliar e entrar em novos mercados para oferecer uma plataforma de dados com foco em big data, analytics e inteligência artificial, de forma segura e alinhada com normas de proteção de dados, foi um dos motivos da recente aquisição da LinkAPI, segundo Thiago Lima, fundador da startup e agora novo CTO da Semantix.
Além disso, com o acréscimo do novo portfólio, a empresa poderá prover ofertas de dados fim a fim, tanto Brasil como no exterior, outro objetivo de crescimento da companhia para atuar mais intensamente na Europa e América, e se prepara para criar condições para um pré-IPO até 2023, com o objetivo de full-IPO no futuro.
Plataforma
Para atender esse objetivo, a plataforma OpenGalaxy multi-cloud, API-first, oferece infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma de dados como serviço (PaaS) quer ficam disponíveis 24×7 no data center AWS, para que desenvolvedores possam testar e criar de aplicações de Business Performance. “É possível criar uma infraestrutura de Big Data, coletar dados de qualquer fonte e criar algoritmos de inteligência artificial, tudo isso em uma jornada única e integrada via APIs. Com isso, qualquer empresa terá a possibilidade de transformar dados em inteligência de negócio”, explica Lima, acrescentando que além disso, a Semantix também apoia seus clientes com consultoria para que possam obter os melhores insights dos dados.
Ele explica que com as plataformas de conexão de dados e a chegada da tecnologia 5G, esse setor deve passar por um processo de transformação digital, pois tem uma necessidade crescente de conectividade, acessibilidade, IoT e IA. As verticais de negócio alvo da Semantix são finanças, telecom, saúde, indústria, governo e varejo.
Em 2020, a Semantix registrou crescimento de 80% nas vendas, atingindo a marca em vendas realizadas num valor superior a R$ 200 milhões. Neste ano, a empresa planeja crescer organicamente, acima de 50%. Com a aquisição, a companhia possui hoje 450 profissionais com previsão de superar 500 pessoas até o final deste ano, uma vez que existem 70 vagas em aberto atualmente. Dentre as centenas de clientes, destacam-se nomes como: Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.
Capacitação
A capacitação de profissionais é um pilar importante na estratégia de crescimento da Semantix, que criou internamente uma Academy para formação dos colaboradores. A empresa está organizando ainda para esta quarta-feira,10, um evento para habilitar desenvolvedores em aplicações de Big Data, engenharia de dados e sua jornada, conceitos e usos de inteligência artificial e machine learning, implementação de microsserviços na prática e ainda, técnicas para identificar a segurança de sistemas web.
Para expandir o papel social do evento, a renda arrecadada será doada para o New School, um movimento que leva educação de qualidade para jovens das periferias do Brasil, por meio da tecnologia e da curadoria de conteúdo baseado nas habilidades do futuro. Thiago Lima é mentor e Investidor da New School e um dos objetivos da escola é orientar com informações de qualidade, pelas redes sociais e pelo app que está em desenvolvimento.