É necessário impulsionar a equidade de gênero no mercado, especialmente na área de tecnologia

0

Linha de frente nas demandas urgentes de digitalização da nossa economia, o setor de TI segue expandindo operações e contratando profissionais, na contramão da retração instaurada no mercado por conta da crise. Mas se observarmos o baixo índice de ocupação de mulheres (20%, de acordo com pesquisa do IBGE de 2018), situação ainda mais preocupante quando olhamos para cargos de gestão, em que elas não chegam a ocupar nem mesmo 5% das vagas, podemos inferir que ainda há muito o que fazer para que esse futuro promissor esteja acessível para todo mundo.

Ao longo da minha jornada de mais de 25 anos de liderança em TI, senti na pele como a falta de diversidade molda as trajetórias dos profissionais no setor, chegando a afetar até mesmo a liderança de mulheres na área, restringindo suas chances de crescimento. É preciso romper com esse padrão.

Sempre acreditei que um líder deve cuidar bem dos seus colaboradores e, falando sobre diversidade, penso que o cuidado se aplica a partir do momento em que as pessoas se sentem seguras para expressarem sua identidade no trabalho, o que só se concretiza quando há um ambiente equânime, em que as oportunidades de ascensão não sejam reservadas a um único perfil, mas criadas para promover impacto positivo na empresa e na sociedade.

Se pensarmos que uma das principais barreiras da igualdade de gênero é a financeira, creio que nós, líderes de tecnologia, um dos setores que melhor remunera seus funcionários atualmente, podemos dar o exemplo ao mercado ao incentivarmos contratações de mulheres.

Há um ano, quando assumi o desafio de implementar a operação LATAM da Pegasystems, uma empresa que valoriza a diversidade em todos os níveis, não tinha ideia do impacto da Covid-19 sobre as nossas vidas, aumentando ainda mais o contraste da desigualdade social no país. Minha primeira ação como CEO da companhia foi estruturar uma equipe sênior e equânime, incluindo os cargos de gestão, aos quais colaboradoras mulheres respondem por 50%.

A pandemia é um aprendizado para os líderes sobre gerenciamento de equipes, mas creio que o comprometimento da nossa empresa com a diversidade tem trazido uma leveza para o período, pois estimulou a empatia em nossos colaboradores.

Um exemplo muito interessante sobre recrutamento e seleção à distância foi a contratação de duas gestoras grávidas. Me empenhei para assegurar-lhes um ambiente propício para que elas concluíssem a gestação com tranquilidade, ao mesmo tempo em que avançavam na carreira.

Como pai de filhas mulheres, apenas coloquei em prática o que eu gostaria de ver acontecendo com elas quando chegar o momento, abraçarem cargos de gestão sem abrirem mão dos seus objetivos pessoais, assim como as profissionais da Pegasystems hoje.

As novas gerações chamam esse movimento de 'furar a bolha pelo lado de dentro'. Para mim, é uma oportunidade de me reinventar e, a partir do meu lugar de fala, contribuir para que a prosperidade do setor de tecnologia contemple também o amplo espectro da diversidade em sua equação de sucesso, alinhada com a proposta do Dia Internacional da Mulher.

Maurício Prado Silva, diretor-geral para América Latina da Pegasystems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.