Publicidade
Início Blogueria Tecnologias de voz tornam-se as novas possibilidades para o ensino híbrido

Tecnologias de voz tornam-se as novas possibilidades para o ensino híbrido

1
Publicidade

A transformação digital na educação começa a ser abordada mais intensamente no País, face ao desafiador ano de 2020. Com a pandemia de COVID-19, milhões de estudantes ficaram sem aulas. Com o fechamento das escolas, os alunos mais afetados na continuidade dos estudos foram aqueles que não possuíam computador ou notebook e acesso às redes WiFi, componentes necessários para a maioria das soluções de ensino a distância baseadas em streaming de vídeo. Segunda pesquisa TIC Educação 2019 , no Brasil, 40% dos estudantes não possuem um computador em casa, e 86% das escolas públicas não possuem estrutura de ensino a distância, tornando o efeito do fechamento das escolas em algo ainda mais grave.

Recorremos às tecnologias para alavancar o ensino a distância, impedindo a paralisação total da educação, mas é preciso buscar alternativas tecnológicas para as soluções atuais, baseadas em vídeo, e aos modelos que buscam simular aulas presenciais com local e hora marcada.

Se pararmos por um instante, e buscarmos em nossa memória nossas aulas, do fundamental até a faculdade, vamos encontrar vários pontos em comum: a sala de aula, professores, alunos, o ambiente escolar, a biblioteca, os livros. O que as novas tecnologias vêm buscando é substituir, em alguns casos, e potencializar em outros alguns dos elementos que formam a jornada de aprendizagem dos alunos. Entre eles está, sem dúvida, o mais importante, o professor. Ele é o responsável por conectar todos os elementos desta cadeia de aprendizagem e transferir o conhecimento para seus alunos. Sua principal ferramenta: a voz. Um bom professor é aquele que sabe se comunicar, possui capacidade de explicar e é um excelente orador.

Em todas as aulas, professores “falam” e fazem uso de outros componentes da jornada de aprendizagem como meios para “materializar a voz”, tais como cadernos ou livros – estes últimos, podemos dizer, materializam “a voz interior”, ou o pensamento. As tecnologias de voz, quando aplicadas à educação, estão de fato potencializando nosso meio de transmissão de conhecimento mais natural e fluído, que é a voz

Outro relevante aspecto é a mudança de comportamento dos estudantes, nativos digitais, que possuem alto grau de exigência quanto às possibilidades de interação dos dispositivos e sistemas que utilizam. Estudantes que realizam múltiplas tarefas ao mesmo tempo e entendem que o celular é sua principal ferramenta para absolutamente tudo. Não é por acaso que, nos últimos anos, a área de Experiência do Usuário ou UX – User Experience – se tornou uma das mais importantes no desenvolvimento de sistemas, incluindo as plataformas de ensino a distância e e-learning. Interfaces para os usuários baseadas em voz ou Voice User Interfaces (VUIs) começaram a se tornar mais comuns na última década, embarcadas em celulares, como a Siri no iPhone e o Google Assistant nos dispositivos Android. Mais recentemente, a tecnologia Alexa Voice Service (AVS) da Amazon cresceu em número de usuários, ultrapassando mais de 100 milhões de dispositivos.

De acordo com a Comscore, em 2020, 50% de todas as buscas na Web foram feitas por voz. Além deste fato, pesquisadores da Universidade de Stanford demonstraram que, com sistemas modernos de reconhecimento de voz a sua eficiência (velocidade e assertividade) é três vezes maior quando comparada à digitação típica em um smartphone. Então, é fácil compreender porque está cada vez mais comum usarmos “recados de voz” no WhatsApp.

A chegada dos dispositivos de voz na educação tem ocorrido de forma ainda isolada, mas consistente. De um lado, eles podem ser úteis em atividades de suporte acadêmico. A Universidade de St. Louis, nos Estados Unidos, criou uma rede de 2.300 Amazon Echo Dots, distribuídos nos dormitórios dos estudantes e outras partes do campus. Uma skill (este é o nome que a Amazon dá aos aplicativos que rodam em sua plataforma) proprietária da universidade pode responder a mais de 135 perguntas sobre eventos, horários de aulas e informar até as opções de refeições nas proximidades do campus.

De outro lado, assistentes e dispositivos de voz podem apoiar a jornada de aprendizagem do aluno, oferecendo aulas, atuando como monitores inteligentes, com jogos educativos e testes para autoavaliação. Com a chegada do ensino híbrido, tecnologias de voz são uma alternativa leve, fácil de usar e inclusiva. Um nicho de mercado que está sendo explorado com sucesso por algumas Edtechs (startups focadas em Educação) ao redor do planeta. Trata-se de uma solução inovadora, de baixa fricção e sem barreiras técnicas para adoção e uso. É a prova de que os dispositivos de voz, quando possuem software de inteligência artificial com recursos avançados de conversação, podem representar a próxima onda para o ensino híbrido.

Ricardo Murer,  CTO e cofundador da Voxall Edtech.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile