Publicidade
Início Notícias Gestão Transformação digital impulsiona setor de TI durante a pandemia, diz PwC

Transformação digital impulsiona setor de TI durante a pandemia, diz PwC

3
Publicidade

A pandemia de Covid-19 acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas para as áreas digitais. É o que aponta a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2021, da PwC Brasil. Foram ouvidos 3.249 executivos de negócios e tecnologia de 44 países, entre eles, 109 no Brasil.

Na avaliação de Fábio Veras, presidente do Sindicato da Indústria de Software e de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Sindinfor), principal entidade representativa do setor no estado, a pesquisa confirma um movimento que o setor de tecnologia da informação (TI), software e inovação já havia observado desde o início da pandemia. “O setor de tecnologia é um dos que mais cresceram no Brasil e no mundo. O ano de 2020 foi atípico devido à pandemia, pois, com o isolamento social, a interação digital e a migração das empresas para o home office aumentaram consideravelmente a demanda no setor”, conta.

Segundo o dirigente, o home office e o homeschooling foram os grandes responsáveis pela necessidade de transformação digital nas empresas; entretanto, outras áreas da tecnologia ganharam a atenção de empresas dos mais diversos segmentos. “De fato, no ‘novo normal’, milhares de pessoas passaram a contar ainda mais com a tecnologia. No entanto, isso não se restringe às plataformas de comunicação a distância. Na esteira dessa revolução, outros serviços passaram a ser também mais requisitados como, por exemplo, os relacionados à cibersegurança, plataformas e programas ligados à nuvem, inteligência artificial, suporte e service desk, realidade virtual, além, é claro, de serviços voltados para o e-commerce, aplicativos de entregas e serviços financeiros digitais, entre outros”, destaca.

Segundo a pesquisa da PwC Brasil, em relação à segurança cibernética, 96% dos executivos entrevistados afirmaram que ajustarão sua estratégia em função da Covid-19. Além disso, 50% estão mais propensos a considerá-la em todas as decisões de negócios, o que representa um aumento de 25% em relação à pesquisa feita em 2019.

Desafio agora é mão de obra qualificada

Como ocorre em todo o setor que vislumbra crescimento, a demanda por mão de obra qualificada já é esperada. Segundo a pesquisa, a expectativa é que 3,5 milhões de vagas de empregos no setor de segurança cibernética sejam preenchidas em 2021 em todo o mundo. Entre os requisitos para a contratação, foram citadas pelos executivos as habilidades analíticas (47%), habilidades de comunicação (43%), pensamento crítico (42%) e criatividade (42%).

Segundo Veras, esse é um desafio constante do setor de TI. “O nosso mercado está em uma crescente constante. Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de TI. Encontrar pessoas qualificadas na área é um desafio constante e as empresas e entidades do setor estão constantemente atentas em buscar profissionais preparados e também em capacitar e atualizar talentos para retê-los”, revela. O presidente do Sindinfor também declara que o atual cenário impulsionou a procura por desenvolvedores, cientistas e engenheiros de dados e, sobretudo, especialistas em cibersegurança.

“A pandemia atestou que o mundo está cada vez mais on-line e a indústria digital se mostrou essencial”, destaca Veras. “Não estivemos imunes à crise; as empresas em Minas Gerais também tiveram aumento na inadimplência, precisaram fazer renegociação de contratos e um esforço muito grande para manter a resiliência. No entanto, ficou mais claro para a sociedade o papel desempenhado pela tecnologia, de proporcionar ferramentas importantes para facilitar a vida da população. A valorização do setor, com novos investimentos e o desenvolvimento de políticas e ações para proporcionar mais recursos, impulsiona as empresas e aumenta a participação do segmento no mercado, tornando-o ainda mais necessário”, finaliza o dirigente.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile