Cinco tendências-chave para um 2022 mais seguro e sustentável do ponto de vista tecnológico

0

Em 2022, tudo o que aprendemos nos últimos dois anos será fundamental para um caminho mais sustentável e seguro do ponto de vista tecnológico. A inovação e digitalização continuarão a ser motores-chave, considerando a chegada da tecnologia 5G, os avanços da biometria e as carteiras digitais e práticas financeiras sustentáveis. Diante da crise gerada tanto pela pandemia como pela mudança da situação econômica global, é importante estar atento às oportunidades e abrir novos caminhos.  

Consciente disso, a área de Segurança de Identidade Digital da Thales mapeou os principais assuntos que devem marcar 2022 e trazer benefícios para empresas, governos e sociedade, sustentando as bases para o tão esperado desenvolvimento.  

  1. Aumento da adoção de carteiras de identidade pelos cidadãos

O roubo de identidade e a fraude financeira aumentaram enormemente nos últimos dois anos e os criminosos aproveitaram vulnerabilidades identificadas durante a pandemia para acessar informações e ativos pessoais. Felizmente, hoje existem tecnologias como carteiras de identidade digital que proporcionam aos cidadãos mais tranquilidade e segurança em relação aos seus dados pessoais e os ajudam a acessar serviços públicos com mais facilidade. Em 2022, veremos um rápido investimento em tecnologias digitais, como carteiras de identidade, para melhorar as operações de governos e cidadãos em todo o mundo, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos.   

  1. Práticas sustentáveis em finanças 

Mais do que nunca, muitos consumidores ao redor do mundo estão exigindo das empresas iniciativas sustentáveis. No Brasil, grandes instituições financeiras já estão tomando medidas ambientalmente responsáveis, oferecendo empréstimos verdes para empresas, que são títulos de renda fixa para financiar projetos que tenham impacto positivo ao meio ambiente. Elas também estão incentivando os consumidores a adotar extratos digitais e serviços bancários online, que ajudam a reduzir o uso de papel e atividades de transporte associadas. Por meio da adoção de cartões sustentáveis, os bancos ajudam a reduzir o fluxo de resíduos plásticos, usados nos cerca de 6 bilhões de cartões fabricados em todo o mundo.

3. Transformação digital acelerada para pessoas e coisas

A transformação digital das indústrias, que começou há alguns anos e foi significativamente acelerada pela pandemia, continuará sendo o centro das atenções para muitas organizações este ano. Os sistemas eKYC e de inscrição são facilitadores críticos da experiência digital. Combinadas com a rápida adoção de eSIMS e 5G, essas tecnologias continuarão a remodelar o ambiente operacional e criar uma série de novas possibilidades para as operadoras de telecomunicações e para a indústria em geral.  

  1. 2022 será o ano da autenticação multifator obrigatória 

As organizações há muito tempo lutam para implementar a autenticação multifator (MFA), equilibrando a proteção de dados com facilidade de uso e conveniência para os colaboradores. No entanto, em 2022, as grandes empresas do setor começaram a decidir tornar o MFA um requisito para acessar determinados serviços. Com ataques cibernéticos em ascensão, as empresas precisarão repensar seu relacionamento com a prática de segurança, especialmente em linha com o aumento do trabalho remoto e híbrido.   

  1. A aviação do futuro é verde 

Isso significa: aeronaves mais inteligentes, melhor conectadas e mais elétricas. A Thales está empenhada em ajudar as fabricantes de aeronaves e as companhias aéreas a reduzir as emissões de CO? em 10% nos próximos 5 anos e a empresa aproveita a experiência única em uma variedade de tecnologias-chave. Os sistemas de gestão de voo adaptam as trajetórias em tempo real, diminuindo o consumo de combustível e aumentando a pontualidade e o conforto dos passageiros. A eletrificação torna os componentes mais leves. As fontes de energia híbridas em voo aumentam a eficiência dos aviões. As rotas e a navegação aproveitam os sistemas de satélite e sensores quânticos de última geração. 

Luciano Macaferri Rodrigues, diretor geral da Thales no Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.