IDC analisa o impacto inicial da guerra Rússia-Ucrânia nos mercados globais de TIC

0
A invasão russa da Ucrânia e a resposta diplomática e econômica resultante levaram a um ponto de virada crítico para a Europa e o mundo. O mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) também foi afetado pelo conflito, bem como pelas sanções econômicas e outras medidas impostas à Rússia pelos Estados Unidos, União Europeia (UE) e outros países. Um novo relatório da International Data Corporation (IDC) fornece uma avaliação inicial de como a crise afetará os gastos com TIC e os mercados de tecnologia em todo o mundo.

"O cenário geopolítico em evolução, sem dúvida, afetará a demanda global de TIC nos próximos meses e anos", diz Andrea Siviero, diretora de pesquisa associada da European Customer Insights & Analysis. "A nova pesquisa Quick Pulse da IDC Global CIO descobriu que mais da metade dos entrevistados está reavaliando seus planos de gastos com tecnologia para 2022, com 10% esperando fortes ajustes em seus planos de investimento em TIC", completa.

Embora a IDC espere um declínio acentuado e uma recuperação lenta dos gastos com TIC na Rússia e na Ucrânia, o impacto global desse declínio será um pouco limitado. Combinados, os dois países representam apenas 5,5% de todos os gastos com TIC na Europa e 1% em todo o mundo. Ao mesmo tempo, o provável impacto da crise no comércio, cadeias de suprimentos, fluxos de capital e preços de energia afetará a economia global em uma escala mais ampla, com consequências negativas para o mercado regional e mundial de TIC. Essas consequências incluem o seguinte:

Flutuação da demanda tecnológica: O conflito interrompeu as operações comerciais na Ucrânia, enquanto a economia russa está sentindo o impacto inicial das sanções ocidentais. Isso afetará fortemente os gastos com tecnologia em ambos os países, com contração de dois dígitos da demanda do mercado local prevista para 2022. Enquanto isso, os gastos com tecnologia entre os países da Europa Ocidental podem aumentar em parte devido à expansão das alocações de defesa e segurança.

Preços da energia e pressão inflacionária: As tensões sobre o conflito na Ucrânia terão consequências amplas tanto nos preços da energia quanto na segurança do abastecimento, particularmente para alguns países europeus onde já estão sendo sentidos efeitos em cascata sobre os índices de preços. A maioria dos países precisará reavaliar rapidamente seus planos de energia de curto prazo, enquanto acelera os esforços para reduzir sua dependência de fontes de energia baseadas em carbono.

Competências e realocação de infraestrutura: Mais de 100 empresas globais estabeleceram subsidiárias na Ucrânia e muitas outras têm operações na Rússia. O conflito já deslocou dezenas de milhares de desenvolvedores na Ucrânia e levou à realocação de alguns serviços em ambos os países. Esses relacionamentos, juntamente com os ativos físicos e pessoal a eles associados, bem como quaisquer planos de expansão futuros, precisarão ser reavaliados à luz do conflito.

Disponibilidade de dinheiro e crédito: As sanções financeiras impostas até o momento estão apresentando sérios desafios à disponibilidade de crédito estrangeiro na Rússia, ao mesmo tempo em que criam perdas potenciais em empréstimos emitidos por países da UE para a Rússia. Sem acesso ao crédito, a maioria das organizações será forçada a suspender os investimentos em novas tecnologias no curto prazo. O país também está sofrendo com uma grave escassez de dinheiro, o que está impactando significativamente os gastos dos consumidores.

Dinâmica da Cadeia de Suprimentos: As exportações de produtos acabados e componentes de tecnologia para a Rússia serão significativamente afetadas pelas sanções, mas o impacto para as empresas ocidentais será relativamente pequeno devido ao tamanho do mercado. As importações de materiais tecnológicos da Rússia e da Ucrânia também serão afetadas, particularmente no setor de semicondutores, onde os suprimentos de gás neon, paládio e C4F6 usados ??na fabricação de chips serão bastante reduzidos. Espera-se também que o conflito perturbe ainda mais as cadeias de suprimentos globais à medida que a carga é redirecionada entre os dois países e os custos aumentam.

Flutuações da Taxa de Câmbio: A moeda da Rússia despencou em valor em resposta às sanções iniciais, tornando as importações de equipamentos e serviços de TI significativamente mais caras. Como resultado, muitas empresas estão se recusando a enviar pedidos para a Rússia, mesmo que o pagamento seja possível. Isso também significa que os próprios fabricantes de PCs, servidores e equipamentos de comunicação da Rússia não poderão operar. As tensões geopolíticas também estão afetando outras moedas em toda a região, incluindo o euro.

Além das consequências imediatas identificadas acima, outros impactos de curto e longo prazo podem ser esperados, incluindo aumento da volatilidade e especulação do mercado de ações; risco de ataques cibernéticos e potencial para uma guerra cibernética mais ampla; a perturbação dos ambientes de startup na Rússia e na Ucrânia; e a criação de novas alianças empresariais e científicas para substituir aquelas rompidas pelas hostilidades.

"Dada a natureza fluida do conflito, a IDC recomenda que as empresas identifiquem elos fracos em seu ecossistema de cadeia de valor, desenvolvam estratégias ágeis de cadeia de suprimentos e criem planos de ação que lhes permitam antecipar e reagir a uma série de movimentos disruptivos do mercado", disse Philip Carter, vice-presidente do grupo, Worldwide Thought Leadership Research.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.