Setor industrial conta com o apoio de 81% das startups do país

0

O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento do uso da Open Innovation – Inovação Aberta, em tradução livre – processo conhecido pela inovação das grandes empresas. Diante deste cenário, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com a Platt, plataforma de inovação aberta para indústrias desenvolvida pela Timenow, lança um estudo inédito sobre as Indtechs.

O levantamento revelou um cenário de crescimento, com potencial claro de atração de investimentos. Ao todo, foram mapeadas 51 Indtechs no Brasil, sendo que 42% das startups que podem contribuir com o setor da indústria já receberam investimentos. Desse porcentual, 70% tiveram sua última captação após 2020.

Além disso, 27% delas foram criadas há aproximadamente cinco anos e 24% há dois anos, refletindo a realidade de algumas empresas que precisaram se reinventar de forma rápida durante a pandemia e adotaram soluções tecnológicas para manter o ritmo de crescimento.

Startups podem revolucionar o setor industrial brasileiro

Os principais segmentos que podem contribuir com o setor industrial são: Fintechs (10%), Techs (9%), HRtechs (8%), Edtechs (7%) e Healthtechs e Life Science (7%). Cerca de 65% das empresas são voltadas para o mercado corporativo (B2B) e 42% têm o modelo de negócio baseado em SaaS (software as a service). 15% atuam com venda direta, 11% com taxa sobre transações e 9% com marketplace.

O mapeamento detalha ainda que mais da metade das startups que contribuem para o setor estão concentradas na região Sudeste (54%), sendo 37% no Estado de São Paulo. As regiões Sul (27%) e Nordeste (9%) aparecem na sequência, enquanto Norte e Centro-Oeste (5%) representam juntas 10%.

Luiz Othero, diretor executivo da Abstartups, avalia um cenário propício para o desenvolvimento de soluções de aprimoramento do setor industrial, ao passo que a transformação digital deixou de ser um diferencial e tornou-se obrigatória para a sobrevivência de negócios que envolvem manufatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.