A Fortinet, fornecedora de soluções unificadas de segurança, vê no crescimento desse mercado e na crise financeira fatores preponderantes para elevar sua receita nos próximos anos. A meta da empresa para este ano é crescer 30% no mundo e fechar com faturamento de cerca de US$ 275 milhões. No ano passado, a Fortinet somou receita de US$ 212 milhões, alta de 36%, e lucro de R$ 10 milhões.
Na América Latina, que representa algo em torno de 10% do total, a previsão da empresa também é de avançar 30%. "A América Latina e, principalmente, o Brasil são mercados com grande potencial e apostamos em bons resultados", afirma Pedro Paixão, diretor regional da Fortinet para a América Latina.
O Brasil ainda não tem participação muito expressiva nos números da América Latina, mas a meta da empresa é que o país passe a representar 50% do total da região em um período de dois anos. Todo esse otimismo é respaldado, segundo o executivo, na mudança pela qual vem passando o mercado de segurança, cujas soluções estão deixando de ser vistas apenas para pequenas e médias empresas e começam a ser adotadas também por grandes empresas.
Citando dados do IDC, Paixão mostra que o mercado de segurança unificada deve saltar de US$ 1,3 bilhão, em 2007, para US$ 3,1 bilhões em 2012, enquanto que o segmento de firewall e redes privadas virtuais (VPNs) deve recuar para US$ 1,3 bilhão em 2012, após movimentar US$ 1,5 bilhão em 2007.
Paixão enfatiza que essa migração de mercado está sendo ainda mais impulsionada pela crise financeira mundial. "Em tempos de crise, os orçamentos são menores e os investimentos têm de ser justificados. Nesse sentido, a segurança unificada, que já conta com todas as soluções, se torna uma oferta interessante para as empresas e com um grande mercado em potencial. Nosso foco atual está justamente nisso, atualmente as empresas têm de fazer mais com menos e nosso negócio se encaixa perfeitamente para essa necessidade. A crise é uma oportunidade para a Fortinet", afirma.
A aposta do executivo está no fato de a Fortinet vender a sua solução sem a necessidade do cliente pagar por licença de uso. "Ele compra a caixinha e já tem todas as licenças dos aplicativos", afirma Paixão, acrescentando que a Fortinet já vende a solução com dez sistemas virtuais integrados. Assim, o sistema inclui antivírus, firewall, antispam, rede privada virtual (VPN), sistema de prevenção de intrusão, controle de comportamento de aplicações, otimização de redes de longa distância WAN, filtragem de conteúdo na web e segurança para redes sem fio.
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