Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Diretor da Usaid será interrogado sobre envolvimento da agência na criação de...

Diretor da Usaid será interrogado sobre envolvimento da agência na criação de “Twitter” cubano

0
Publicidade

O administrador da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (Usaid, na sigla em inglês), Rajiv Shah, começou a ser interrogado nesta terça-feira, 8, por um comitê de legisladores americanos para explicar o envolvimento da Usaid na criação de um “Twitter” cubano — uma rede de microblogs concebida com intuito de gerar dissensão política ao governo comunista.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o primeiro a questionar o chefe da agência foi o senador democrata Patrick Leahy, que supervisiona um subcomitê de apropriações do Senado, o qual autoriza despesas do Departamento de Estado e da Usaid , e disse que não tinha conhecimento do projeto, enquanto estava em operação. Leahy chegou a chamar publicamente o programa de mídia social de “burro, burro, burro”.

A existência do projeto foi revelada por documentos obtidos pela agência de notícias Associated Press na semana passada, os quais mostram que a Usaid supervisionou a criação do projeto “ZunZuneo”, que durou mais de dois anos e atraiu dezenas de milhares de assinantes.

Shah disse, também na semana passada, à rede televisiva MSMBC, que a rede social cubana não era secreta, apesar de “partes dela terem sido feitas discretamente” para proteger as pessoas envolvidas.

A questão-chave para as audiências, segundo pontua o The Guardian, será se o programa colocou ou não seus usuários em perigo, ao esconder que o governo americano estava por trás do ZunZuneo. Os legisladores também tentarão determinar se o programa deveria ter sido classificado como “secreto” sob a lei de segurança nacional dos EUA, a qual requer que uma ação secreta seja autorizada pelo presidente e informada aos comitês de inteligência do Congresso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile