Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Câmara aprova texto-base do projeto de lei que regulamenta a terceirização de...

Câmara aprova texto-base do projeto de lei que regulamenta a terceirização de serviços

0
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão realizada na noite desta quarta-feira, 8, o texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que flexibiliza as regras de terceirização de serviços em empresas. Segundo o site da Câmara, a aprovação se deu por 324 votos a 137, além de duas abstenções. Um acordo de procedimentos entre os partidos deixou a votação dos destaques para a próxima terça-feira, 14, quando pontos polêmicos deverão ser decididos em votações separadas.

O PL permite que empresas terceirizem não só as chamadas atividades-meio (funções de apoio ao negócio central da empresa, como limpeza e vigilância), mas também as atividades-fim (a produção de carros, por exemplo). Até agora, uma empresa de engenharia, por exemplo, não podia contratar um engenheiro terceirizado, mas apenas o serviço de limpeza feito por um prestador de serviço. Da mesma forma a montadora não podia terceirizar os metalúrgicos, e os bancos, os bancários, por serem funções para atividades-fim.

O projeto recebeu criticas de centrais sindicais e até mesmo do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para quem regulamentação da terceirização vai precarizar as relações de trabalho e reduzir salários.

Os críticos também dizem que o projeto de lei é prejudicial aos trabalhadores, uma vez que coloca em risco a conquista dos direitos trabalhistas e pode levar a uma substituição em larga escala da mão de obra contratada diretamente pela terceirizada. Já os defensores da proposta acreditam que ela acaba com a insegurança jurídica, aumenta a produtividade e gera mais empregos.

A proposta determina que somente empresas especializadas poderão prestar serviço terceirizado; familiares de empresas contratantes não poderão criar empresa para oferecer serviço terceirizado; as empresas contratadas devem pagar 4% do valor do contrato para um seguro que irá abastecer um fundo para pagamento de indenizações trabalhistas; e as companhias contratantes deverão recolher tudo o que for devido pela empresa terceirizada contratada em impostos e contribuições, como PIS/Cofins, CSLL e FGTS.

Entre os setores mais beneficiados pela medida estão o de tecnologia da informação e de serviços de call center. Na área de TI, por exemplo, a terceirização abrande desde serviços de manutenção e suporte técnico, desenvolvimento de aplicativos, infraestrutura de rede até o gerenciamento de sistemas. Com agências de notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile