Publicidade
Início Comunicações Mobile EUA continuarão a pressionar Apple para desbloquear iPhone apreendido de traficante de...

EUA continuarão a pressionar Apple para desbloquear iPhone apreendido de traficante de drogas

0
Publicidade

Mesmo depois de ter retirado a ação judicial na qual exigia que a Apple colaborasse com o FBI para a quebra do código do software de criptografia do iPhone usado por um dos atiradores que mataram 14 pessoas de San Bernardino, na Califórnia, no início de dezembro do ano passado, o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA disse que manterá outro processo que corre em um tribunal de Nova York para que a empresa ajude a desbloquear o iPhone apreendido durante uma investigação sobre tráfico de drogas, de acordo com The Wall Street Journal.

Na verdade, trate-se de um recurso do DoJ, já que o juiz responsável pelo caso, James Orenstein, determinou que a Apple não pode ser forçada a desbloquear o iPhone do traficante. Na apelação a uma instância superior, o órgão do governo sustenta que a Apple colaborou em dezenas de casos anteriores semelhantes, por isso é tecnicamente capaz de ajudar a reunir provas. A Apple, afirma o DoJ, só recentemente passou a argumentar que não está legalmente obrigada a fazê-lo.

No início desta semana, o diretor do FBI, James Comey, disse o método de desbloqueio recém-descoberto, que contou com a ajuda da empresa israelense Cellebrite, fornecedora de soluções de segurança e gerenciamento do ciclo de vida de dispositivos móveis, só possibilita quebrar a criptografia modelo 5c, o smartphone usado pelo atirador Syed Rizwan Farook, portanto, não funciona em versões mais recentes, como o iPhone 5s ou nos modelos de iPhone 6.

O iPhone 5s do caso foi apreendido como parte de uma investigação sobre tráfico de drogas de 2014. O réu no caso, Jun Feng, se declarou culpado no ano passado, mas os dois lados concordaram a disputa legal em torno do smartphone ainda precisa ser resolvido. Em sua decisão em fevereiro, o magistrado Orenstein disse que os promotores tinham excedido a autoridade, baseados em uma lei de 1789, chamada Lei Todos os Mandados, para forçar a Apple a colaborar com os desbloqueio do smartphone.

Mas os promotores federais notificaram o juiz do caso, nesta sexta-feira, 8, que continuarão a tentar obter uma ordem judicial para exigir que a empresa os ajude a acessa os dados do telefone do traficante. “O pedido do governo não é discutível, pois ele continua a necessitar da assistência da Apple para acessar os dados que está autorizado a buscar por mandado”, escreveram os promotores em uma breve carta ao juiz distrital Margo Brodie.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile