Telefónica confirma José María Álvarez-Pallete como novo presidente

0

Mais de uma semana depois de anunciar o afastamento de César Alierta da presidência, a Telefónica na Espanha confirmou nesta sexta, 8, o nome do novo chairman executivo. O conselho de administração da empresa aprovou a indicação de Alierta para o nome de José María Álvarez-Pallete, antes diretor executivo de operações (COO) no grupo há mais de três anos, para assumir a liderança do grupo espanhol. E em sua primeira decisão como presidente executivo e chairman do conselho de diretores e da comissão executiva, ele ratificou o compromisso com os objetivos apresentados pela companhia em fevereiro, incluindo o pagamento de dividendos de 0,75 euro por ação.

Porém, com a entrada de Álvarez-Pallete, quatro membros pediram afastamento do conselho: Fernando de Almansa, Carlos Colomer, Alfonso Ferrari e Santiago Fernández-Valbuena, que chegou a presidir a Telefônica Latinoamerica a partir de São Paulo, deixando o posto em 2014 para voltar a Madri como diretor de estratégia. Em comunicado, a Telefónica afirma que todos os ex-membros do conselho "receberam reconhecimento e grandes elogios por suas contribuições e independência".

Os quatro novos nomes que vão compor o conselho: Ignacio Cirac, físico e autoridade em tecnologia quântica ótica; Javier Echenique, com passagem pelo Grupo BBVA e pela Telefónica; Sabina Fluxà, vice-presidente e CEO do Grupo Iberostar (filha do fundador da rede de hotéis, Miguel Fluxà); e Peter Löscher, que já foi presidente e CEO do Grupo Siemens e agora é membro do conselho diretor do Deutsche Bank. Todos foram nomeados por cooptação pelo comitê de governança corporativa e seguirão para aprovação em assembleia geral de acionistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.