Publicidade
Início Notícias Comunicações Serpro amplia capacidade da Rede Infovia Brasília para o Ministério da Saúde

Serpro amplia capacidade da Rede Infovia Brasília para o Ministério da Saúde

0
Publicidade

A rede Infovia Brasília, que integra diversos órgãos de governo e é operada pelo Serpro, foi ampliada para permitir maior capacidade de comunicação ao Ministério da Saúde, que necessita, neste momento de pandemia, aumentar a disponibilidade do site para a população poder ter acesso às informações referentes ao Covid-19.

A iniciativa foi realizada em virtude da alta demanda, atualmente, de acessos aos informes divulgados no site do Ministério e implementada a pedido da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD-ME), Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Datasus e do próprio Ministério da Saúde.  

Desde o dia 18 de março, o Serpro oferece acesso internet e conectividade com a rede Infovia a 10 Gbps, possibilitando, assim, ampla disponibilidade de banda para escoamento de informações entre o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e o Ministério da Saúde, além de banda internet para publicação de informações na internet pelo Datasus. A rede Infovia Brasília permite, ainda, transporte de dados até o Datacenter Serpro, objetivando uso do Ministério para hospedagem de serviços e informações à população brasileira.

O Serpro disponibiliza, também, um painel de monitoração customizado e acessível pela internet ao Ministério da Saúde. Neste painel, é possível acompanhar informações importantes sobre o desempenho dos serviços prestados pelo Serpro, como consumo de banda, latência e alarmes de eventos.

Atuação no coronavírus

A rede Infovia Brasília tem atendido a demandas emergenciais do governo federal para adequação às necessidades geradas pelo coronavírus. Uma dessas ações é a disponibilização de recursos para realização de home office e conectividade de entes governamentais.

Outros exemplos são o aumento de banda internet para a Polícia Federal, Imprensa Nacional e Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud); estabelecimento de conexão entre o Serpro e o Exército Brasileiro; e ativação de novas conexões básicas para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Ministério da Economia.

Infovia Brasília

A Infovia consiste em uma infraestrutura de rede óptica de comunicações implementada para fornecer aos órgãos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais, situados em região metropolitana, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e de alta disponibilidade. Por meio da rede podem ser prestados serviços como: acesso internet, telefonia IP, videoconferência e conectividade entre órgãos. Em operação há 15 anos, a rede Infovia Brasíli atende, atualmente, a mais de 80 órgãos e entidades de governo e conta com 209 localidades conectadas à rede.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile