Governo do Espírito Santo lança edital para instalar rede de fibra óptica em 30 municípios capixabas

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação e Informação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou um processo licitatório para implantar a rede ES Digital, que vai atender inicialmente a 30 municípios capixabas. A previsão é que sejam implantados 462 pontos, que vão contemplar órgãos estaduais em diversas regiões do Espírito Santo. As repartições públicas contempladas passarão a ter uma conexão mais direta e rápida com o Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.

Além disso, poderão prestar um atendimento mais eficiente à população tendo acesso a sistemas importantes, como o Detrannet, o Saúde Digital e o e-Docs, que permite a tramitação eletrônica de documentos e processos. A ES Digital também vai possibilitar um gerenciamento mais eficiente das escolas e hospitais da rede estadual.

Outro benefício abrange a possibilidade de realizar videoconferências com mais facilidade, o que evita gastos com diárias e combustível. A nova rede também vai propiciar condições de serem feitas teleconsultas, o que proporciona um atendimento mais qualificado dos profissionais de saúde à população.

A possibilidade de aperfeiçoar os mecanismos de arrecadação fiscal e do acompanhamento de processos administrativos e judiciais são outras vantagens que abrangem a rede ES Digital, que terá velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo.

Licitação

O processo licitatório será o pregão eletrônico que vai formar uma ata de registros de preços para a contratação da empresa que fará a implantação da rede de alta velocidade, denominada ES-Digital. Apenas podem participar as empresas cadastradas no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), que pode ser acessado pelo site. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 19 de abril.

A sessão pública para apresentação das propostas acontecerá no Siga, com início às 10 horas, do dia 20 do próximo mês. A ata de registro de preços terá validade de um ano, considerando o dia posterior à data de publicação deste documento no Diário Oficial do Estado. Os contratos resultantes poderão ter uma validade de até 3 anos.

Expansão

Atualmente, o Governo do Estado conta com três redes de fibra óptica de alta velocidade para conectar órgãos públicos e proporcionar um atendimento mais dinâmico ao cidadão. A Metro-ES, o Anel da Enseada e a Metro-Gvix beneficiam aproximadamente 380 órgãos públicos estaduais na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Com a expansão da Metro-Gvix para Guarapari e Viana, a estimativa é de que as redes governamentais de fibra óptica tenham, até 2021, 550 pontos conectados, que interligarão instituições públicas ao Data Center do Estado, situado no Prodest, em Vitória.

A primeira rede de fibra óptica do Governo do Estado instalada na Capital é a Metro-ES, que atende a cerca de 120 repartições públicas. Já o Anel da Enseada é responsável por atender ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES), ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), ao Ministério Público do Estado do Espírito (MPES) e à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Além de possibilitar um melhor gerenciamento do patrimônio e da frota estadual de veículos e placas, as redes ajudam a aperfeiçoar o rendimento de sistemas importantes para o Governo do Estado, como o Siarhes, responsável pela folha de pagamento. Também tornam mais eficientes os serviços de correio eletrônico e de telefonia corporativa, o que viabiliza a redução de custos.

"A expansão das redes de fibra óptica do Poder Executivo é uma ação estratégica para o Governo do Estado estar mais inserido na transformação digital e proporcionar ao cidadão uma melhor experiência ao solicitar os serviços", afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.