Instituto vai fomentar mercado de marketing de afiliação no Brasil

0

A indústria do marketing de afiliação acaba de ganhar um importante reforço para a promoção da educação, pesquisa e desenvolvimento. Em forte crescimento e somando ano após ano um número cada vez maior de empreendedores digitais, os programas de afiliados passam a contar com uma entidade: o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados. Ele terá a missão de oferecer treinamentos presenciais e à distância, criar um calendário de eventos de aprimoramento profissional, proporcionar mais oportunidades de networking entre os profissionais, gerar conteúdo, pesquisa e, estrategicamente, aproximar os três principais atores deste segmento: afiliados, anunciantes e plataformas.

"Ainda pouco conhecido do público em geral e de alguns setores de economia formal, o marketing de afiliação é uma nova forma de rentabilizar projetos na internet por meio de parceiros especializados, que permite às empresas e anunciantes encontrarem milhares de empreendedores digitais interessados em promover os seus produtos em troca de comissão. São diversos os segmentos, como varejo, shoppings, indústria, operadores de viagem e turismo, serviços financeiros e telecomunicações, que utilizam os programas de afiliação para terem mais resultado em suas vendas pela web", explica Paulo Faustino, um dos três idealizadores do Instituto, palestrante internacional e criador da Escola Dinheiro, originária de Portugal, mas com foco no público brasileiro.

"Estava na hora de criarmos uma entidade que pudesse concentrar todos os stakeholders do segmento. O IBMAfiliados vai representar um setor responsável por movimentar mais de R$ 35 milhões por ano. Só em 2013, nove milhões de novos consumidores aderiram às compras online e fizeram a modalidade crescer quase 30% no Brasil", afirma Flávio Raimundo, outro fundador do Instituto, consultor de SEO da Search Guidance e um dos mais antigos afiliados ao Google AdSense do Brasil.

A ascensão do mercado de afiliação vem atraindo empresas e investidores estrangeiros, ressalta Flávio: "Há menos de dois meses, uma notícia reforçou este potencial: o lançamento do programa de afiliados da Amazon em solo brasileiro. A norte-americana, muito aguardada pelos empreendedores digitais, além de pioneira, detém a maior loja de e-commerce do mundo". Outra apontada por ele é a plataforma alemã Zanox, a maior rede de marketing de performance da Europa, com mais de 4 mil anunciantes. "E não poderia deixar de citar o Google, claro, no País há 10 anos, é um gigante de presença consolidada e dominante na propaganda on-line e no marketing de afiliação", relata.

O primeiro e grande desafio do IBMAfiliados, adianta o também fundador do Instituto, Rafael Rez, será traçar o perfil do empreendedor digital brasileiro. "Esta será a primeira pesquisa sobre empreendedores digitais, encabeçada por especialistas e feita em benefício do setor. Os resultados irão nortear o plano de ações do Instituto para 2015", afirma Rafael – que também é professor de Marketing Digital no MBA da HSM e em cursos de Pós Graduação do Iladec.

Segundo ele, a pesquisa já foi iniciada. Cerca de mil profissionais serão entrevistados e os resultados serão apresentados, em primeira mão, no Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento criado e promovido pelo Instituto, que acontece de 29 a 31 de maio, em São Paulo (SP). "O Congresso é mais uma oportunidade para mostrarmos o grande potencial deste mercado. Mais de 600 profissionais, entre empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências e publicitários, de diferentes localidades do País, são esperados para a edição 2014 do evento", conclui Rafael.

Com sede em Santos (SP), o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados é uma entidade representativa, sem fins lucrativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.