Publicidade
Início Notícias Comunicações Anatel vai esperar nova lei para regulamentar migração de concessionárias para autorizadas

Anatel vai esperar nova lei para regulamentar migração de concessionárias para autorizadas

0
Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve regulamentar o processo de migração das empresas de telefonia fixa do regime público para o privado somente após aprovação do Projeto de Lei 79/2016, que trata do tema. A informação foi dada pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros (foto), nesta terça-feira,8, em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal.

Além disso, segundo Quadros, os valores relativos aos bens reversíveis das concessionárias, que devem impactar o saldo da migração a ser usado na ampliação da banda larga fixa, serão conhecidos nove meses após a alteração na Lei Geral de Telecomunicações, que deve ocorrer com a aprovação do PL 79/2016.

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, informou que o valor dos bens reversíveis, conforme apresentado pelas concessionárias, é de R$ 100 bilhões. No entanto, o valor residual, que é resultado de fatores como a depreciação pelo tempo de uso, é de R$ 17,7 bilhões conforme informado pelas mesmas empresas. Esses valores ainda não foram validados pela agência reguladora.

O representante do Tribunal de Constas da União (TCU), Ivan André Pacheco Rogedo, disse que solicitou à Anatel o ajuste de procedimentos para o cálculo correto dos bens reversíveis. Ele também acrescentou que há deficiências na fiscalização dos compromissos das empresas por parte da agência reguladora.

Quadros esclareceu que o orçamento atual atendeu as necessidades da Anatel, após dezenas de orçamentos insuficientes. Dessa forma, a Agência está agora preparada para o correto exercício das atividades. O presidente da Anatel destacou que isso só foi possível após a determinação, dada em 2017, do TCU ao governo para que a Anatel recebesse os recursos que essa considerasse necessários ao seu funcionamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile