Publicidade
Início Notícias Comunicações Inatel firma parceria com RNP para intensificar pesquisas em 5G

Inatel firma parceria com RNP para intensificar pesquisas em 5G

0
5G
Publicidade

Desde 2015, o Inatel desenvolve pesquisas voltadas para comunicações móveis de 5ª geração (5G) e concentra seus esforços no desenvolvimento de soluções que possam levar conectividade a áreas remotas e zonas rurais, com qualidade e custo acessível. A finalidade é atender à realidade do Brasil que, assim como outros países, possui um extenso território e intensa atividade agrícola, setor com alta demanda por tecnologia.

As pesquisas vêm sendo conduzidas no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), criado com o apoio do MCTIC, que conta atualmente com uma equipe de 40 pesquisadores. O centro chega ao seu 5º ano de existência celebrando centenas de trabalhos científicos divulgados em congressos e revistas, mais de 500 pessoas capacitadas em seus cursos gratuitos, seis patentes e projetos em transferência para o mercado.

Agora, o Inatel ganha um reforço para os estudos em 5G. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição ligada ao governo federal que tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, vem somar sua expertise à da instituição, com o intuito de viabilizar a criação de soluções de IoT usando tecnologia 5G.

De acordo com o pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa do Inatel, professor José Marcos Câmara Brito, o projeto da ordem de R$ 6 milhões será executado no período de um ano. “Daremos sequência ao desenvolvimento do Transceptor Flexível MIMO-GFDM para redes 5G, projeto carro chefe do CRR. A intenção é dar a ele novas funcionalidades que permitam viabilizar a conectividade no campo necessária para a criação dessas soluções”, explica o professor.

Para Iara Machado, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, a parceria com o Inatel é bastante estratégica, visto que a entidade ainda encontra um grande desafio na sua missão de conectar instituições de ensino e pesquisa no interior. “Vamos explorar o uso do 5G nesse contexto e também no ambiente do campus universitário. Acreditamos que ter o Inatel como parceiro nesse projeto vai contribuir para a construção dessas soluções”, ressalta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile