Em tempos de encontros virtuais, o relacionamento humano deve receber cuidado redobrado

0

A pandemia desencadeada pelo COVID-19 e a consequente quarentena obrigou as empresas a adotarem soluções de forma imediata para garantir a continuidade dos negócios e preservar a saúde dos colaboradores. Como parte de uma companhia que fornece essas soluções e que foi bastante acionada por clientes e parceiros – antigos e novos – para ajudá-los nessa empreitada, consegui acompanhar todo o panorama desta "nova era" do relacionamento digital.

Além de todas as adequações que essa crise nos demandou – processos mais ágeis, novos canais de relacionamento com os clientes e parceiros, digitalização das vendas etc. – notei que o aspecto humano mais do que nunca deveria ser priorizado. O cuidado com o relacionamento deveria ser redobrado e receber especial atenção nesses tempos de distanciamento.

Passamos a fazer várias reuniões online, inclusive com muitos clientes que não estão acostumados com isso. Essa situação nos mostrou que o aspecto humano jamais deve ser esquecido em meio à "digitalização": tivemos de construir relacionamentos praticamente do zero, com pessoas que nunca encontramos pessoalmente e que não tínhamos a perspectiva de encontrar em um curto prazo. Além de mostrarmos que nossas soluções eram confiáveis o suficiente para serem adquiridos e implantadas à distância, tínhamos de mostrar que nós, como profissionais – e seres humanos – também éramos confiáveis o bastante para ajudá-los na difícil empreitada que é a adequação de processos e continuidade dos negócios em tempos de crise.

Porém, nem tudo foram dificuldades: em muitas empresas que tínhamos obstáculos nos processos normais de vendas, a crise proporcionou uma agilidade que não existia: os clientes também simplificaram seus processos de aquisição para permitir implantações mais rápidas.

Tais benefícios não serão esquecidos e muito provavelmente serão adotados depois que a pandemia passar, seguindo uma tendência global: de acordo com o estudo "Iniciando uma nova era de bem-estar digital", realizado pela Quartz Insights em parceria com a Citrix, a simplicidade é a chave: 84% dos 1.000 entrevistados disseram querer apenas aplicativos intuitivos e fáceis de usar. Ainda, 34,43% deles declararam que a produtividade aumentaria caso lhes fosse permitido o home office, algo que estamos vendo agora na prática.

Em outro aspecto humano, essa crise abriu portas no relacionamento fornecedor-revenda-cliente: contatos que antes eram difíceis por motivos de processos complexos passaram a ser mais frequentes, e gestores se viram cada vez mais próximos dos seus colaboradores que, de fato, seriam os usuários finais das soluções – algo que ajudou nas tomadas de decisões, baseadas na simplicidade, na robustez e na experiência do usuário – algo imprescindível em tempos de trabalho remoto, no qual o "bem-estar digital" deve ser levado em conta.

Todos esses fatos nos mostram que, mesmo em uma época de distanciamento e digitalização, nada substitui o relacionamento humano, imprescindível em uma área tão próxima de pessoas quanto a de vendas.

Luciana Pinheiro, diretora de Vendas da Citrix Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.