Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Facebook cria conselho de supervisão para novo projeto de governança

Facebook cria conselho de supervisão para novo projeto de governança

0
Publicidade

O Facebook anunciou a criação do novo Conselho de Supervisão do Facebook com a escolha de seus primeiros membros, marcando uma mudança fundamental na maneira como serão tomadas algumas das decisões mais difíceis e significativas sobre o conteúdo das plataformas.

A decisão cumpre a promessa do CEO Mark Zuckerberg de esboçar seu projeto para um novo sistema de governança e aplicação de conteúdo, “o Facebook não deve tomar tantas decisões importantes sobre liberdade de expressão e segurança por conta própria”. Com nosso tamanho, há uma grande responsabilidade e, embora sempre tenhamos consultado especialistas sobre a melhor forma de manter nossas plataformas seguras, até agora, tomamos as decisões finais sobre o que deve ser permitido em nossas plataformas e o que deve ser removido. E essas decisões geralmente não são fáceis de tomar – a maioria dos julgamentos não tem resultados óbvios ou incontroversos, e muitos deles têm implicações significativas para a liberdade de expressão.

O Facebook criou e capacitou o novo grupo para exercer um julgamento independente sobre algumas das decisões de conteúdo mais difíceis e significativas. Ao fazer isso, busca opiniões de críticos e apoiadores do Facebook, organizando um processo global de consultoria de workshops e mesas-redondas com mais de 650 pessoas em 88 países diferentes.

Os membros anunciados hoje refletem uma ampla gama de visões e experiências. Eles vivem em mais de 27 países, falam pelo menos 29 idiomas e estão todos comprometidos com a missão do Conselho de Supervisão. “Esperamos que eles tomem algumas decisões com as quais nem sempre concordamos no Facebook – mas esse é o ponto: eles são realmente autônomos no exercício de julgamento independente. Também esperamos que os membros do conselho enfrentem críticas. Mas seu sucesso a longo prazo depende de membros que tragam perspectivas e conhecimentos diferentes”, diz o Facebook.

O processo de seleção

O Facebook ajudou a iniciar o processo de seleção de membros escolhendo quatro copresidentes, que desde então trabalham conosco para selecionar os 16 membros anunciados. A seleção de membros continuará assim até que o conselho tenha selecionado até 40 membros, momento em que somente ele será responsável pela seleção de membros no futuro. O portal de recomendações permanece aberto para sugestões adicionais. 

Os membros contratam diretamente com o Conselho de Supervisão, não são funcionários do Facebook e não podem ser removidos pelo Facebook.

Brasileiro

O brasileiro Ronaldo Lemos, advogado, especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, foi dos escolhidos para o Conselho. Ele é professor da Universidade Columbia (School for International Public Affairs – SIPA). É mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor em direito pela USP. Pesquisador e representante no Brasil do MIT Media Lab.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile