Atender os negócios do cliente é o objetivo

0

Para algumas pessoas ainda não ficou claro quais são os objetivos de uma empresa, quem trabalha nas áreas meio, aquelas que suportam o funcionamento da companhia como: RH, TI, finanças, acreditam que suas atividades são as prioridades, afinal quem conseguiria viver nos dias de hoje sem a TI liberando seus sistemas ou sem os gráficos maravilhosos que apontam onde investir e o que economizar emitidos por finanças?

O conceito de como as áreas que suportam a operação da empresa é que tem que mudar, ter foco no cliente deve ser difundido e praticado por todos, aprender que o cliente interno é tão ou mais importante que o externo, afinal sem ele não existiria a empresa.

Muito se fala de foco no cliente de "time to Market", mas pouco se explica o porquê, e pra que isso, é muito simples entender e uma vez entendido com certeza facilitará as pessoas que trabalham sem foco no cliente mudar de opinião.

Quem nunca precisou de um serviço público e ficou indignado pela maneira pelo qual foi atendido com desleixo, pouco caso, é assim que se sente os clientes internos na empresa quando solicitam um serviço ou um produto de uma determinada área e não são atendidos com a urgência necessária, isso acontece simplesmente porque quem está deixando de atender não consegue entender que seu salário, seu crescimento profissional, e até sua motivação são oriundos dos seus clientes.

A mudança de postura tem que começar de dentro para fora, a implantação de centros de custos e lucratividade por área é um bom começo, ao invés de todas as áreas meio entrarem simplesmente como despesa no balanço das empresas entram como centro de receitas e necessitam dar lucro. Imagine como ficaria a área de TI se fosse medida pelo seu desempenho, economia e tempo de resposta para atender uma solicitação. E o RH, se pudesse cobrar por um hunting, mas que pudesse ser cobrado pelo seu desempenho?

As estruturas inchadas e improdutivas não só nos órgãos públicos mas em muitas empresas que são perpetuadas mudariam, se cada área tivesse que gerar receita e principalmente lucro, comercializando seus produtos internamente com outras áreas, certamente as pessoas entenderiam o que é fazer mais com menos, o reflexo dessa mudança seria rapidamente sentido na melhora da qualidade e na agilidade que as solicitações seriam atendidas.

O fato é que a concorrência está cada dia maior, os mercados internacionais perceberam que não é mais possível prestar atenção apenas no próprio umbigo e estão se reinventando, ganhando agilidade, reduzindo os custos e levando para seus clientes produtos e serviços com maior qualidade e menores preços.

As empresas do lado de cá dos trópicos só conseguirão voltar a crescer quando seus objetivos deixarem de ser a choradeira sobre os entraves governamentais, e for atender os negócios do cliente com a dedicação e qualidades necessárias.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.