Facebook e Google travam nova disputa com FBI por tentativa de expandir vigilância

0

Quem achava que a queda-de-braço entre a indústria de tecnologia dos EUA — mais especificamente as empresas do Vale do Silício — e o FBI havia chegado ao fim com o desbloqueio do iPhone da Apple usado por um dos atiradores que mataram 14 pessoas de San Bernardino, na Califórnia, no início de dezembro do ano passado, está completamente enganado.

A nova disputa que promete acirrar os ânimos entre as partes é uma proposta do governo de mudança na lei de vigilância, conhecida como Ato de Privacidade das Comunicações Eletrônicas (ECPA – Electronic Communication Privacy Act), que daria autorização à polícia federal americana para acessar o histórico de navegação na internet e outros dados eletrônicos de cidadãos americanos, sem a necessidade de um mandato de busca expedido pela Justiça.

A emenda, que será avaliada pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA, valeria para investigações em casos de terrorismo e espionagem. Se aprovada, significa que o Departamento de Justiça poderá ter acesso aos dados eletrônicos apenas por meio da chamada "carta de segurança nacional" (cuja sigla em inglês é NSL), ou seja, um pedido que pode ser assinado por um agente do FBI no comando da determinada unidade, sem a necessidade de autorização judicial.

Os registros, além do histórico de navegação na web de qualquer cidadão, poderiam incluir dados de localização, o endereço IP do computador da pessoa, quanto tempo ela passa em cada página da internet e alguns registros de e-mail. A autorização, porém, não envolveria conteúdo, como textos de um e-mail ou buscas no Google.

Para o diretor do FBI, James Comey, a mudança na ECPA para que o FBI possa acessar o histórico de navegação web contemplaria o que já ocorre com os registros telefônicos. Segundo ele, tais dados são cobertos implicitamente pela lei atual, que foi escrita em 1986, e só explicitamente abrange dados normalmente associados a registros telefônicos. "Seria apenas a correção de um erro de digitação", disse ele ao jornal The Washington Post.

Limites à privacidade

Na noite de segunda-feira, 6, as empresas de tecnologia, incluindo Google, Facebook e Yahoo, e grupos da sociedade civil enviaram uma carta conjunta à Câmara criticando a proposta de mudança, dizendo que irão se opor fortemente a qualquer tentativa de reescrever a lei, que, segundo elas, "aumentaria o poder de vigilância do FBI e infringiria limites à privacidade dos americanos".

O texto do documento diz que a "essa tentativa de rever a NSL tem sido caracterizada por alguns funcionários do governo como mera correção de um erro de digitação na lei. Mas, na realidade, ela expandiria dramaticamente o poder do FBI de coletar informações confidenciais sobre as atividades online dos usuários, sem supervisão judicial".

A proposta de revisão da lei de vigilância é reflexo de outra batalha sobre uma pequena cláusula na lei federal, que pode afetar dramaticamente a maneira como os EUA conduzem investigações sobre terrorismo. Durante anos, o Departamento de Justiça tem contado com as controversas cartas de segurança nacional para obter certos tipos de dados rapidamente a partir de empresas de tecnologia. Estas cartas não necessitam de um mandado e muitas vezes vêm com uma ordem de "mordaça" que proíbe discuti-las.

As empresas de tecnologia reclamam que o FBI tornou-se demasiadamente dependente delas, enquanto o FBI se queixa de que as resoluções dos casos estão ficando mais lentas porque algumas empresas têm deixado de cooperar. Com imprensa internacional e agências de notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.