Publicidade
Início Notícias Comunicações Velocidade da banda larga brasileira cresce no primeiro trimestre

Velocidade da banda larga brasileira cresce no primeiro trimestre

0
Publicidade

A velocidade média da banda larga no Brasil foi de 6,8 Mbps no primeiro trimestre, de acordo com levantamento State of the Internet da Akamai, que considera apenas o tráfego passado em suas redes. Trata-se de uma melhora de 51% em relação a igual período de 2016, ou de 6,7% comparado ao quarto trimestre do ano passado, embora ainda inferior à média mundial, de 7,2 Mbps. Desta forma, o País subiu seis posições no trimestre e ficou em 79º no ranking geral da companhia e em sexto no recorte das Américas, atrás de Estados Unidos (18,7 Mbps), Canadá (16,2 Mbps), Uruguai (9,5 Mbps), Chile (9,3 Mbps) e México (7,5 Mbps).

Em relação à velocidade de pico, a média do Brasil foi de 46,5 Mbps, deixando o País em 84º (ou também sexto lugar no ranking das Américas). Neste recorte, o crescimento foi de 40%. Pelo menos 63% das conexões brasileiras têm velocidade acima de 4 Mbps, um aumento de 43% no comparativo anual. Com isso, o Brasil ocupa a 88ª posição no ranking global, duas posições abaixo do registrado no trimestre anterior.

No recorte da penetração de acessos acima de 10 Mbps, o País fica em 66º (uma posição acima do final de 2016), com 18% do total – o maior aumento registrado nas Américas, 381%. O crescimento também foi destaque para velocidades acima de 15 Mbps: 451%, deixando a banda larga brasileira em 66º lugar (também uma posição acima no trimestre), com 5,8% de penetração.

Apesar dos diferentes critérios e valores, vale destacar dentro do contexto o recente estudo do IPEA e da Anatel, que mostrava que apenas 369 municípios brasileiros possuem conexões com velocidades acima de 10 Mbps. Ou seja: apesar do crescimento nas velocidades mais altas, a banda larga no Brasil ainda é distribuída de forma desigual no País.

Global

A velocidade média global da Internet de acordo com o tráfego nas redes da Akamai foi de 7,2 Mbps no primeiro trimestre, um aumento de 2,3% comparado ao final de 2016 e de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O pico médio global avanço 28% em 12 meses e agora está em 44,6 Mbps. Pelo menos 82% das conexões no mundo estão com velocidade acima de 4 Mbps, um avanço de 13%. Quando o recorte vai para acima de 10 Mbps, a penetração cai para 45%. Para os acessos acima de 15 Mbps, a penetração mundial é de 28%, avanço de 33% no ano. Apenas 12% do tráfego é acima de 25 Mbps, embora tenha tido aumento de 42%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile