Publicidade
Início Blogueria Dia dos Namorados encoraja otimismo e estratégia digital das PMEs

Dia dos Namorados encoraja otimismo e estratégia digital das PMEs

0
Publicidade

Com a chegada do Dia dos Namorados – uma data sazonal que historicamente movimenta bilhões na economia brasileira –  é hora de começar a recuperar o fôlego e pensar na estratégia digital que pode ajudar a trazer efeitos positivos para o negócio.

No ano passado, o Dia dos Namorados gerou R$1,71 bilhão, uma alta superior a 5% em comparação com 2016, segundo o E-bit. Para esse ano, a ABComm, a associação que representa o setor, estima um movimento duas vezes maior, que pode fazer o e-commerce faturar até R$ 2,6 bilhões. Com um cenário tão otimista, o pequeno empreendedor brasileiro tem a oportunidade de se preparar para participar do boom de acessos das compras de 12 de junho.

Assim como um café da tarde oferecido em casa tem o poder de fazer as visitas ficarem mais um pouco, a estratégia digital correta também é capaz de reter e fidelizar o consumidor. E, da mesma forma como as lojas físicas se organizam, colocam decorações específicas e preparam toda a sua equipe para receber os consumidores quando as datas sazonais se aproximam, as lojas virtuais também devem investir na estratégia acolhedora correta. Embora o mundo digital não seja uma réplica do físico, uma coisa as lojas têm em comum: os detalhes importam. Por isso, recomendamos algumas dicas para os empreendedores continuarem participando com entusiasmo das compras de Dia dos Namorados:

Ser facilmente encontrado: as estratégias de SEO são essenciais e trazem fôlego para o digital. Se um empresário de doces, por exemplo brigadeiros gourmet, precisa ser encontrado facilmente, as buscas orgânicas têm que trabalhar em favor do negócio. Otimizar o site escolhendo as palavras-chave que ajudam a identificar o diferencial do negócio na internet apoia no posicionamento digital efetivo, para que os consumidores encontrem facilmente o site nas buscas orgânicas.

Posts com imagens engajadoras: é como tirar o pó de um determinado ambiente. A limpeza dá mais clareza, assim como a revisão detalhada de imagens também – afinal, elas vendem e trazem um impacto positivo e efetivo para atarair e encantar o consumidor. É importante postar imagens que transmitam clareza sobre o negócio.

Funcionalidade: é preciso investir na funcionalidade, rapidez e intuitividade do site para evitar que o consumidor migre para outras plataformas de concorrentes.

Comunicação é alma do negócio: é Dia dos Namorados, mas o empreendedor precisa olhar além. Ter uma comunicação clara e efetiva com seu público, com poucas palavras para explicar sobre os produtos e serviços na página; e outras ações como e-mail marketing; mídias sociais e promoções podem  atrair o consumidor para as compras do Dia dos Namorados, podem permitir que ele volte a acessar a plataforma em outras datas sazonais como na Black Friday e Natal, por exemplo.

Pós-venda: não é apenas vender, é preciso garantir a satisfação do cliente, inclusive após a aquisição do produto. O site deve ter conter ferramentas que permitam a comunicação efetiva em todas as etapas do processo de compra, inclusive após a sua conclusão.

Logística: problemas no estoque, geralmente, são os que podem impactar os consumidores. Antes de disponibilizar uma promoção ou disponibilizar um produto ou serviço para compras pelo site é preciso ter capacidade suficiente para atender a demanda – por isso o  planejamento do estoque é tão necessário quanto os parceiros logísticos que vão garantir a entrega no prazo. Ambos impactarão a satisfação do consumidor.

Segurança: é preciso investir em ferramentas de proteção do site para ajudar o consumidor a se sentir mais seguro ao inserir os dados pessoais e financeiros. É fundamental contar com certificados de segurança (SSL) para ajudar a proteger a transmissão de dados dos clientes; monitoramento contínuo e proteção contra malware e ataques de ransomewear, e, claro, backup dos dados e informações, para evitar maiores disrupções para o cliente e para a empresa.

Ao seguir essas dicas, as PMEs brasileiras podem criar negócios com maturidade digital o suficiente para suportar o aumento de vendas esperado para o Dia dos Namorados, e os empreendedores e donos de pequenas empresas também podem ganhar credibilidade e confiança do consumidor para as próximas datas sazonais que podem contribuir com a economia brasileira em 2018.

Valeria Molina, diretora de Marketing da GoDaddy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile