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Icatu acelera soluções digitais para clientes, corretores, parceiros e startups

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Comprometida em promover uma cultura de transformação digital em toda a empresa, a Icatu investiu no último ano mais de R$ 116 milhões em ações ligadas à inovação em negócios e tecnologia. Uma das iniciativas de maior destaque é o Portal de APIs. Foi graças a plataforma aberta ao acesso de desenvolvedores que a seguradora realizou a primeira venda 100% digital de Previdência pelo aplicativo de um banco digital.

Criado em 2018, o portal de APIs da companhia soma 19 parceiros, entre bancos digitais, corretoras e startups, que utilizam regularmente a plataforma, testando e criando soluções e possibilidade de novos negócios. Um dos ativos para o sucesso da plataforma é a integração entre os times de TI e a área comercial.

“Com equipes multidisciplinares trabalhando através da metodologia ágil, conseguimos dar esse grande passo dentro do irreversível movimento de inovação da companhia. A criação do Portal foi um divisor de águas em nosso processo de aceleração digital, permitindo que nos aproximássemos de importantes players do mercado como insurtechs e fintechs”, avalia José Loureiro, diretor de Tecnologia e Projetos da Icatu Seguros.

Na busca por ser cada vez mais digital, a seguradora trilhou um caminho estruturado de mudanças que teve como um de seus primeiros passos a modernização de seu Data Center, que passou a funcionar em nuvem híbrida e a utilizar as mais modernas tecnologias de hardware, como por exemplo a hiper convergência. Em seguida, para simplificar as relações entre diferentes sistemas, investiu na modernização da arquitetura de suas aplicações, com a utilização de microserviços, seguindo com o conceito de desacoplamento, que busca facilitar a incorporação de novos elementos, e que gera uma resposta muito mais rápida caso haja qualquer mudança nas necessidades do negócio.

O investimento em tecnologia e inovação se refletiu também em importantes entregas para os clientes. Recentemente, a seguradora lançou seu novo site institucional e a nova Área do Cliente, com soluções completas de autoatendimento que contribuem para resolver problemas e otimizar o tempo dos usuários. Totalmente integrado às APIs do Portal, o espaço também conta com uma estrutura totalmente hospedada em nuvem, um dos grandes desafios para a área de TI da Icatu Seguros, que caminha para adotar o cloud computing de forma ainda mais relevante.

Outro diferencial é o laboratório de Analytics aplicado ao negócio, que orienta na tomada de decisões sobre temas como o desenvolvimento de produtos e serviços e até mesmo gestão de marca. Aqui, mais do que coletar dados, a empresa está orientada para a gestão e análise dos insights gerados pelas diversas ferramentas, incluindo o uso de Inteligência Artificial.

O momento atual, com os desafios impostos pelo avanço do coronavírus no país e necessidade de rápida adaptação das empresas, foi um grande teste para todo esse ambiente. Em menos de 48 horas a Icatu conseguiu colocar seus quase 1.700 funcionários em home office, sem perda de produtividade ou interrupção de projetos.

“Hoje contamos com uma equipe de tecnologia especializada no core business da empresa, o que nos garante uma alta performance e continuidade no processamento das operações. As iniciativas adotadas nos últimos dois anos refletem em melhores entregas para nossos clientes, parceiros e corretores e nos fazem avançar em um ambiente cada vez mais digital e tecnológico”, finaliza Loureiro.

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