Sonepar investe em iniciativas de ESG na área de energia

0

Com mais de 1.900 colaboradores, 78 filiais e 9 centros de distribuição, o Grupo Sonepar no Brasil obteve um faturamento de R$ 1,48 bilhão em 2020 e abrange as empresas Dimensional, Eletronor e Nortel. Por meio delas, o Grupo fornece uma linha completa de produtos e soluções em infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais) para suprir as necessidades de seus 37 mil clientes em todo território nacional.

"Por termos em nosso DNA a cultura de uma empresa global com autonomia local, somos capazes de atender às necessidades de nossos clientes de maneira inovadora, oferecendo produtos, serviços e soluções realmente relevantes para seus negócios e que agregam valor à cadeia de suprimentos, nos mais diversos canais de atendimento", afirma Yannick Laporte, CEO da Sonepar no Brasil. "Investimos constantemente para sermos distribuidores diferenciados, criando um relacionamento em que cada cliente se torna um verdadeiro parceiro", complementa.

O ESG como premissa de negócio

O desenvolvimento sustentável integra o plano estratégico da Sonepar no Brasil e no mundo e, por isso, o Grupo tem promovido diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A companhia está comprometida em ser mais sustentável e está se preparando para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade internamente, por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.

Em 2019, a Sonepar Brasil mediu sua pegada de carbono pela primeira vez e, com isso, tem trabalhado muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos. A empresa tem como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 2°C até 2050. Para isso, lançou seus 10 compromissos sustentáveis (acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia; usar transportes de baixa emissão de carbono; pedir logística de baixa emissão de carbono; ser circular; consumir de forma responsável; não utilizar plástico de uso único; reduzir a poluição digital; liderar pelo exemplo).

"Além de todo nosso compromisso com a sustentabilidade, queremos apoiar nossos clientes a atuarem de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo sua pegada de carbono. Nesse sentido, investimos na capacitação da força de vendas de nossas empresas para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e para que possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar nossos próprios fornecedores a se engajarem neste movimento também", complementa Laporte.

Integridade e Compliance como cultura

Integridade é uma das premissas da companhia em sua forma de realizar os negócios e vai muito além de simplesmente cumprir as normas e os requisitos legais de cada país em que opera.

Para isso, a Sonepar implementou um robusto programa global de Compliance, que visa estabelecer os padrões do Grupo, disseminar a consciência sobre o tema, ensinar e engajar tanto o público interno quanto o externo. A Sonepar foi, inclusive, a primeira empresa francesa oficialmente declarada em conformidade com todos os requisitos do Artigo 17 da lei anticorrupção Sapin II da França, proferida pelo Comitê de Execução da Agência Anticorrupção Francesa (Agence Française Anticorruption – AFA).

O Grupo conta com um Código de Conduta interno, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, além de um Código de Conduta externo, voltado aos seus fornecedores e um confidencial e sigiloso canal de denúncia de irregularidades. Todos os documentos e acessos estão disponíveis nos sites e intranets e estabelecem as diretrizes que guiam as relações de trabalho entre todas as partes envolvidas.

"Seguimos as leis e regulamentações locais nos 34 países em que atuamos e, por sermos um grupo francês, respeitamos a Sapin II, que é uma das leis mais severas do mundo em termos de compliance e anticorrupção. Nosso programa global de Compliance contribui diretamente para homogeneizar as condutas e deixar muito claro o comportamento ético esperado entre todos da Sonepar e de todos os que se relacionam com a empresa", finaliza o CEO.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas e fornecem certificado de participação. Mais informações em https://esgforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui