Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Trojan SMSFactory afeta gravemente os usuários do Android, diz Avast

Trojan SMSFactory afeta gravemente os usuários do Android, diz Avast

1
Publicidade

A Avast divulga uma nova pesquisa sobre um Trojan para Android, que está chamando de SMSFactory. O SMSFactory pode custar às vítimas 336 dólares por ano, enviando SMS premium e fazendo chamadas para telefones com tarifa premium, sem exigir que o usuário forneça seu número de telefone.

O malware para celulares está se espalhando por meio de malvertising, notificações push e alertas exibidos em sites que oferecem hacks de jogos, conteúdos adultos ou sites de streaming de filmes e vídeos gratuitos. O malware vem disfarçado de um aplicativo no qual os usuários podem acessar jogos, vídeos ou conteúdos adultos. Uma vez instalado, o malware se esconde, sendo quase impossível para as vítimas detectarem o que está causando as cobranças em suas contas telefônicas.

A empresa protegeu mais de 165.000 usuários contra o SMSFactory no ano passado (maio de 2021 a maio de 2022), com maior número de usuários protegidos na Rússia, Brasil, Argentina, Turquia e Ucrânia.

Em comparação com as recentes campanhas de TrojanSMS, o SMSFactory inclui recursos furtivos, como a falta de um ícone e até de um nome para o aplicativo, o que não seria permitido na Google Play Store. Portanto, os cibercriminosos recorreram a uma rede razoavelmente complexa de sites para espalhar o malware e poder se comunicar com ele.

O pesquisador da Avast, Jakub Vávra, também encontrou versões capazes de criar uma nova conta administrativa no dispositivo infectado, dificultando a remoção, e uma versão capaz de copiar e extrair as listas de contatos das vítimas, provavelmente para espalhar ainda mais o malware. Algumas versões do malware redirecionam os usuários para sites onde são oferecidos outros aplicativos infectados com o SMSFactory.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile