Hora de ser disruptivo no desenvolvimento de soluções de pagamento

0

2015 é, definitivamente, o ano do pagamento móvel. Uma pesquisa da KPMG indicou que, até o final de dezembro, 83% dos executivos do varejo de serviços financeiros, tecnologia e telecomunicações acreditam que os pagamentos móveis vão ter uma adoção generalizada pelos consumidores. Atualmente, uma pesquisa internacional indicou que uma em cada quatro transações é paga com dispositivo mobile.

No entanto, para que esse número seja alcançado, é necessário que o varejo físico e virtual sejam cada vez mais inovadores na hora de oferecer ferramentas ao cliente. É hora de ser disruptivo no desenvolvimento de soluções de pagamento.

Ao ver números como os passados pela pesquisa, é difícil imaginar que existam muitos estabelecimentos que não possuem nenhum tipo de sistema de controle, seja no frente de caixa para aceitar cartões ou no ERP. Mas esse público – carente de tecnologia por ter um custo elevado ou desconhecimento – deve ser visto como uma grande oportunidade pelo desenvolvedor.

Imagine um programa instalado em um tablet em que o dono de uma pizzaria de bairro pode controlar estoque, registrar pedidos, administrar o controle de caixa, e ainda, aceitar cartão de crédito, a fim de aprimorar a experiência de compra do cliente e simplificar toda a gestão da loja?

Os desenvolvedores precisam começar a pensar em plataformas já conectadas a sistemas de pagamentos, principalmente em se tratando aos adquirentes de cartão de crédito. Somente dessa forma a experiência de pagamento se tornará um diferencial para a fidelização do cliente.

APIs e SDKs – Fazendo a integração

Para transacionar informações de cartão de crédito é preciso uma série de itens de segurança e certificações como o PCI DSS 2.0, entre outros.

No entanto, não deixe que isso atrapalhe o desenvolvimento criativo do aplicativo. É possível encontrar APIs (Interface de programação de aplicações), SDKs (Kit de desenvolvimento de Software) e documentações com tudo o que é preciso para incluir uma funcionalidade de pagamento nas mais diversas soluções. Essas possibilidades com infraestrutura de captura e transações de pagamento das principais bandeiras do mercado já é oferecida por alguns adquirentes no país.

Como funcionaria?

O usuário terá uma transação de interface que o levará da sua aplicação para a aplicação do adquirente. Quem se comunica com o PinPad é o aplicativo do adquirente, previamente conectado dentro do mesmo.

Na maioria dos casos, o aplicativo já é encarregado de avisar quando há ou não uma conexão com algum PINPad. Se o usuário não estiver conectado com nenhum dispositivo, o aplicativo exibirá um botão para buscar e conectar com algum dispositivo.

Conectado o dispositivo e realizada a primeira transação, cabe ao adquirente, via integração responder a transação, aprovada ou negada, e retornar para o aplicativo que o chamou, enviando algumas informações que foram recebidas do autorizador.

A ideia da integração é fornecer a experiência de integração simples e rápida a qualquer desenvolvedor, e levar a solução de pagamentos com cartões de crédito e débito para todos os lojistas.

A integração é feita a partir de um .jar que é adicionado ao projeto do lojista, um método simples fica responsável por passar os parâmetros para o aplicativo do adquirente, que fará todo o resto, conexão, validações e o processamento da transação.

Em resumo, se tornar disruptivo na hora de desenvolver soluções que auxiliem o comércio a se automatizar, com gestão e, ainda por cima, tornar o pagamento algo agradável ao cliente, é um novo mercado de oportunidades.

João Freitas, desenvolvedor mobile da Stone, novo adquirente no mercado de cartão de crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.