Segmento de informática puxa queda de faturamento do setor eletroeletrônico

0

O faturamento do setor eletroeletrônico no primeiro trimestre deste ano registrou queda de 4% na comparação com igual período de 2014. Descontada a inflação do setor, a queda real foi de 8%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que não divulgou o valor consolidado do faturamento.

Com exceção de telecomunicações, que apresentou crescimento de 13%, os faturamentos das demais áreas foram inferiores quando comparados com o ano anterior. Entre as maiores quedas destacaram-se os segmentos de informática (-10%) e de GTD – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (-9%).

O desempenho do segmento de telecomunicações ocorreu em função do crescimento de 2% do faturamento da indústria de equipamentos para infraestrutura e de 27% dos fabricantes de telefones celulares. No primeiro caso, o resultado foi influenciado pela reduzida base de comparação, uma vez que, no primeiro trimestre de 2014, o faturamento dessa indústria foi 18% inferior em relação a 2013. Portanto, os negócios desse segmento estão abaixo dos realizados dois anos atrás.

Já o crescimento do faturamento dos telefones celulares ocorreu em função da substituição dos aparelhos tradicionais por smartphones, cujos preços são mais elevados. Em unidades, porém, houve queda de 2% no mercado de celulares no trimestre — os smartphones representaram 92% desse mercado contra 68% no mesmo período do ano anterior.

Conforme dados do IBGE, a produção do setor eletroeletrônico no primeiro trimestre foi 15,4% inferior à realizada no mesmo período do ano passado, resultado das quedas da indústria elétrica de -2,7% e da indústria eletrônica -26,8%. Alguns fatores agravaram a retração da produção do setor, como no caso dos aparelhos de recepção, gravação e amplificação de áudio e vídeo, cuja base de comparação (1º trimestre de 2014), já estava sob a influência da Copa do Mundo de futebol, portanto, acima do que seria normal para o período.

Além desse setor, houve também a queda na produção da indústria de equipamentos de informática e periféricos, que, no primeiro trimestre do ano passado, contava ainda com o crescimento do mercado de tablets e que, neste ano, também passou a ter seu mercado retraído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.