Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fisco dos EUA investiga Facebook por transferência de ativos feita para sua...

Fisco dos EUA investiga Facebook por transferência de ativos feita para sua subsidiária na Irlanda

0
Publicidade

O Departamento de Justiça entrou com pedido em um tribunal federal dos EUA para forçar o Facebook a cumprir a requisição feita pelo Internal Revenue Service (IRS), a Receita Federal norte-americana, para que forneça informações sobre a transferência de ativos da rede social para sua sede internacional na Irlanda.

O pedido é parte de uma investigação sobre responsabilidade fiscal federal contra o Facebook, compreendendo o período até 31 de dezembro de 2010, e uma auditoria “problemática” que, o IRS diz, poderia ter omitido “bilhões de dólares” da transação, o que infringe justamente a lei de responsabilidade fiscal.

Na declaração de Imposto de Renda referente a 2010 a empresa informou receitas provenientes de royalties de “transferências de bens intangíveis” relacionados com negócios internacionais do Facebook dos EUA para a subsidiária da empresa na Irlanda, de acordo com documentos judiciais apresentados quarta-feira, 6, em um Tribunal Federal do Distrito Norte da Califórnia.

Esses bens intangíveis envolveram a transferência da base de usuários internacional do Facebook, além dos EUA e do Canadá, a plataforma online, o seu desenvolvimento e os custos futuros, bem como intangíveis de marketing, diz a ação judicial. A investigadora do IRS, Nina Wu Stone, em um dos documentos, expressa preocupação de que auditores da Ernst & Young podem ter “subavaliados em bilhões de dólares” os intangíveis transferidos.

Facebook tem cooperado com a investigação do IRS, que remonta a 2013. Mas os procuradores da divisão de impostos do Departamento de Justiça estão pedindo ao tribunal que faça o Facebook cumprir as seis convocações para o fornecimento de informações ao IRS, emitidas em 1° de junho, que não foram cumpridas até 17 de junho, data limite. Com informações de agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile