Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) União Europeia deve ampliar acusações contra Google de práticas anticompetitivas

União Europeia deve ampliar acusações contra Google de práticas anticompetitivas

0
Publicidade

A Comissão Europeia, órgão antitruste da União Europeia, deve fazer novas acusações formais até o fim deste mês contra o Google por burlar a concorrência ao distorcer resultados de buscas na internet em favor de seu serviço Google Shopping, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg.

A chamada objeção de declaração suplementar provavelmente vai ampliar as acusações anteriores da UE de que o Google abusa de sua posição dominante no mercado de buscas para favorecer o seu próprio serviço de compras. Isso pode criar um precedente para a análise sobre a forma como a empresa de internet opera seus outros serviços.

A Comissão Europeia, órgão antitruste do bloco, arquivou primeira acusação formal contra o Google em abril de 2015 por favorecer o seu serviço de comparação de preços nos resultados de buscas.

A ampliação das investigações não significa necessariamente a abertura de novos processos contra o Google. Mas a UE pode, no caso de uma decisão desfavorável sobre o serviço de compras, abrir novas investigações sobre seus outros serviços se a empesa não alterar a forma como opera seus outros serviços na Europa.

Em comunicado, a comissária da competição da UE, Margrethe Vestager, disse que continua a ter preocupações de que o Google também esteja abusando de sua posição dominante em outros serviços. Segundo ela, se as investigações confirmarem nossas preocupações, o Google terá de enfrentar consequências legais e mudar a forma como faz negócios na Europa.”

A Comissão Europeia solicitou às empresas rivais que permitam a divulgação de informações confidenciais que apresentaram à UE, como a perda de tráfego causada pelo comportamento do Google, para reforçar as acusações do órgão regulador. O pedido é um indício de que a UE está se preparando para lançar novas acusações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile