As soft e hard skills mais procuradas em desenvolvedores de software – e como aprimorá-las

0

Escolher uma carreira na área de tecnologia tem sido uma opção atrativa para muitos jovens brasileiros. E também para profissionais mais maduros que optaram por fazer uma transição de carreira e mergulhar nas oportunidades oferecidas pelo mercado de tecnologia. Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn, no início do ano, identificou quais empregos mais cresceram nos últimos quatro anos e apontou o setor de tecnologia como responsável por movimentar o mercado de trabalho. De acordo com o estudo, funções como cientista de dados, engenheiro de software, especialista em segurança cibernética e gestor de tráfego seguem em alta demanda no ano de 2022 e prometem abrir muitas portas e oferecer novas oportunidades. 

Para conquistar as melhores vagas de trabalho presencial ou home office, seja em empresas nacionais, quanto internacionais, algumas habilidades podem fazer a diferença na trajetória de um candidato, além de todos os requisitos teóricos e práticos comuns a um desenvolvedor de software. Nesse sentido, nos últimos anos, a saúde mental e a inteligência emocional se tornaram características fundamentais para serem aliadas ao currículo do profissional e garantir uma boa performance.  

Se analisarmos as tendências mundiais, esse tema tem sido abordado com bastante destaque, principalmente nos Estados Unidos, que registrou entre o final de 2021 e o início de 2022 a chamada "grande debandada", somando mais de 4 milhões de pessoas que pediram demissão. Claro que a renúncia ao trabalho é uma decisão que pode ser motivada por diversas razões, entre elas o esgotamento no trabalho, também conhecido por burnout, síndrome que a sociedade ainda está aprendendo a lidar.  

Nesse cenário, grandes multinacionais têm lançado programas de comunicação interna para combater o estresse causado pelo trabalho e aplicado condutas guiadas por uma série de dicas para lidar com a ansiedade, voltadas principalmente para um mercado majoritariamente masculino, que muitas vezes não teve a chance de trabalhar ou tratar suas próprias emoções. O dia a dia de um desenvolvedor, por exemplo, requer uma série de habilidades como concentração, conhecimento técnico e muita paciência. Portanto, destaco algumas destas dicas a seguir. 

Ao longo do dia, com objetivo de promover momentos de descompressão, é recomendável fazer uma série de pausas e realizar atividades que não envolvam o uso de telas, tais como passear com o cachorro, ler um livro, cozinhar, tomar sol e fazer uma caminhada rápida. 

A meditação também é uma ferramenta excelente para aumentar a concentração, entre inúmeros outros benefícios comprovados cientificamente. Além disso, técnicas de Mindfulness também são uma boa opção e podem ser aplicadas enquanto o profissional está almoçando, tomando um café e até mesmo deitado. Outra dica muito valiosa é buscar um hobby para se desconectar 100% do trabalho e proporcionar um estado de relaxamento para o corpo e a mente. Quando paramos para observar a quantidade de oportunidades que uma carreira remota ligada à tecnologia é capaz de propiciar, uma delas (senão a maior de todas) é poder trabalhar em casa, estando próximo da família e dos amigos, algo que no passado não era viável. Logo, nada mais justo do que se valer de seus benefícios.   

Enfim, estar com a mente sã é o primeiro passo para conseguir organizar as tarefas, o que facilita a compreensão e a resolução dos desafios que encontramos em nosso cotidiano profissional. Neste caso, além de ganhar experiência, o desenvolvedor poderá acumular cases de sucesso para compartilhar em seu portfólio e nas redes sociais profissionais, ganhando ainda mais visibilidade em sua área de atuação.  

Depois de trabalhar o corpo e a mente da melhor forma possível, o próximo passo a ser considerado é buscar aperfeiçoamento em cursos e certificações. Se a busca do desenvolvedor é por oportunidades em empresas dinâmicas e com uma cultura organizacional que dê match com os seus valores, é válido se aprimorar em tecnologias como Javascript (Node e React), GraphQL, Python (Django), Kubernetes e Cloud DevOps, por exemplo.  

Conversar com outros profissionais da área também é um bom plano pois irá ampliar a visão estratégica de onde se pode atuar e de onde se quer chegar. Para isso, estão disponíveis atualmente diversas comunidades que promovem a interação entre os desenvolvedores e podem auxiliar na troca de ideias, dúvidas e conhecimento. 

Preparar-se e sentir confiança no trabalho realizado também é a chave para o desenvolvimento de uma trajetória de sucesso. Atentar-se a sentimentos de inferiorização ou a chamada síndrome do impostor também é imprescindível, além de ser um sinal de alerta para buscar a ajuda de um profissional da área psicológica, se for o caso. Por fim, não há uma "receita de bolo" para explorar o seu melhor potencial, cada indivíduo reage de um jeito, mas posso afirmar por experiência própria que, se o profissional escolher adotar algumas destas dicas em sua rotina de trabalho, definitivamente aumentará suas chances de garantir um futuro de sucesso em qualquer empresa em que atue. 

Fernando Rych, Gerente Sênior de Comunidades LATAM da Turing.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.