Os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, estão presentes em 85% dos smartphones embarcados no segundo trimestre. De acordo com dados da IDC, é a maior marca combinada entre as duas concorrentes. Blackberry e Symbian, da Nokia, que no passado foram pioneiras no desenvolvimento de celulares inteligentes, agora detém menos de 10% do mercado de novos aparelhos.
Quando analisados separadamente, os dados mostram o Android com 68,1% de market share no período e 104,8 milhões de aparelhos, mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano passado – alta de 106,5% na performance. O iOS ficou com 16,9% e 26 milhões de unidades, desempenho 27,5% superior na mesma comparação. Já o Blackberry possui 4,8% de participação (7,4 milhões) e o Symbian, 4,4% (6,8 milhões), ocupando a terceira e quarta colocação. A queda no desempenho de market share é de 40,9% e 62,9%, respectivamente.
“O mercado recebeu diversos modelos das parceiras do Android, os preços estão dentro da margem para atingir à demanda dos usuários e a experiência de uso tanto do Google quanto das fabricantes alavancou o desempenho do sistema para muito além de um simples telefone”, explica o analista sênior da IDC do programa de mobilidade e celulares, Ramon Llamas.
A Samsung ainda é a parceira mais ativa do Google, responsável por 44% de todos smartphones Android embarcados entre abril e junho deste ano. É mais que o volume somado das sete fabricantes de handsets nas seguintes colocações, segundo a IDC.