Justiça dos EUA obriga Google e Oracle a revelarem influência sobre a mídia

0

Como parte do conturbado processo de patentes entre Google e Oracle, o juiz do caso, William Alsup, ordenou que ambas as empresas revelassem sua influência na mídia. Em resumo, elas deverão abrir quem são os jornalistas e blogueiros que receberam benefícios, inclusive financeiros, para escrever sobre o a ação de maneira favorável a seus interesses.

Em maio, o júri absolveu o Google do pagamento de multa na primeira etapa do julgamento. De acordo com a decisão, o gigante de buscas infringiu as patentes do Java, pertencentes à Oracle após a compra da companhia de mesmo nome, para o desenvolvimento de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android. À época, a conclusão foi que o valor dos danos não chegavam a US$ 200 mil, mínimo compensatório para o litígio, por isso a companhia foi poupada de dano financeiro.

O problema é que o júri está preocupado com as evidências apresentadas, de acordo com o site de tecnologia The Verge. Eles podem ter sido influenciados pela mídia, paga pelas empresas para publicarem artigos a seu favor. Um exemplo é o blogueiro Florian Mueller, do FOSS Patents, abertamente financiado pela Oracle e a Microsoft. Ele reporta todas as brigas de patentes da área de tecnologia e possui grande visibilidade no cenário americano.

Em nota, o Google afirmou que irá cooperar com a solicitação do juiz. A Oracle, por sua vez, aproveitou a oportunidade para atacar a rival. "A Oracle sempre divulgou todas  suas relações financeiras nesse caso, e é hora de o Google fazer o mesmo. Interpretamos esta ordem como um pedido de também incluir pagamentos a entidades que, em troca, fizeram comentários a favor do Google", diz o comunicado da fabricante de software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.