Publicidade
Início Blogueria O caminho do crescimento para os ISPs

O caminho do crescimento para os ISPs

0
Publicidade

A conexão à internet é um serviço cada vez mais essencial para os brasileiros. O que antes era caro e de baixa qualidade, nos tempos das conexões dial-up oferecidas exclusivamente pelas grandes operadoras, está muito mais acessível e estável. Nos últimos cinco anos, vimos o preço por megabit por segundo cair de cerca de R$ 21 por mês para quase R$ 6. O brasileiro está pagando, em média, 71,7% menos pelo seu plano de internet fixa segundo informações da Anatel.

Pagar menos por mais qualidade tem feito com que a conexão permanente seja uma das prioridades das famílias brasileiras, independente de onde elas estejam. Tanto que pelo quarto mês consecutivo ocorre crescimento nesse mercado. Trago alguns dados: em maio foram mais de 146,5 mil novos acessos no total, o que elevou o número de conexões para mais de 26 milhões em todo o Brasil. Se compararmos os números que foram compilados pela Anatel com o mesmo mês de 2015, vamos perceber que o setor cresceu quase 5% – mesmo em um ano em que alguns setores amargam os fortes reflexos da crise.

Tenho viajado o Brasil inteiro capacitando empreendedores e técnicos que se esforçam em oferecer o melhor serviço para seus clientes. Vejo que essa tendência otimista de crescimento confirmada agora serve como incentivo para os pequenos provedores (ISPs) desenvolverem e executarem seus planos de expansão. Primeiro pelo fato de que eles aumentaram o market share de 9,41% para 9,71% entre abril e maio, e fecharam o período com dois milhões e meio de acessos. Essas empresas juntas formam o terceiro maior grupo de prestação de serviço de internet do país! Considerando que, por mês, quase 100 mil pessoas procuram essas empresas para se conectarem à internet por meio da estrutura comercializada por elas, não há motivos para não pensar em expandir a atuação rapidamente e aproveitar esse bom momento.

Insisto numa ideia com os provedores: eles devem aproveitar algumas características que só eles têm no mercado. Por atenderem grupos menores de clientes, podem se diferenciar das grandes operadoras na qualidade de instalação e no atendimento personalizado — fatores que são muito valorizados pelos usuários e que até existem nos grandes players, mas em outra proporção justamente pelo tamanho da base que eles mantém.

Este é o segundo aspecto da necessidade de estruturação da oferta de serviços pelos ISPs que quero destacar. Como as grandes operadoras concentram-se em áreas onde o retorno sobre o investimento é mais expressivo no curto prazo, regiões do interior do país são um campo aberto com potencial de exploração muito elevado para essas empresas.

A facilidade de se instalar em uma localidade distante é favorecida pela evolução nas formas de conexão. Apesar de a tecnologia xDSL ainda dominar os acessos à banda larga fixa, seu crescimento já não é tão expressivo. Nos treinamentos que ministro, percebo claramente que a fibra óptica está ocupando este espaço, já que garante conexões de altíssima qualidade, baixo custo de manutenção e abre a possibilidade da oferta de melhores planos. É só ver que a quantidade de acessos cresce a uma taxa de mais de 33 mil novas conexões por mês. Muitos provedores estão procurando por capacitação nesta tecnologia e só neste primeiro semestre, tive a oportunidade de capacitar 64 empresas em diferentes estados do país.

Finalizo este artigo com um conselho: faça um bom planejamento técnico e estrutural, conheça a região onde vai atuar e capacite a sua equipe técnica e comercial. Aproveite o momento altamente favorável para os pequenos provedores de internet e bons negócios!

Gabriel Ferraudo, especialista em redes FTTx e instrutor de treinamentos da Cianet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile