Publicidade
Início Blogueria O uso da vídeo entrevista como uma tendência em Recrutamento e Seleção

O uso da vídeo entrevista como uma tendência em Recrutamento e Seleção

0
Publicidade

O uso da tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de Recrutamento e Seleção. Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam investir em opções que otimizem e aperfeiçoem este processo, tornando-o mais rápido e eficiente. Neste sentido, a vídeo entrevista tem se mostrado não só uma tendência, como também uma alternativa para reduzir custos e otimizar o tempo dos entrevistadores e dos entrevistados.

Apesar de mais maduro quanto aos benefícios do seu uso, o mercado brasileiro ainda tem algumas restrições em relação a este tipo de entrevista. É preciso mudar a visão incorreta de que o vídeo tem por objetivo substituir a entrevista presencial. Na realidade, ele é só um passo adicional que complementa a etapa de triagem, trazendo diversos benefícios que comentarei no decorrer deste artigo.

Ao aplicar o vídeo, é possível reduzir o tempo da triagem que é gasto utilizando as ligações telefônicas. Ao invés de passar 10 minutos ao telefone fazendo perguntas ao candidato, basta solicitar as respostas por vídeo, analisá-las e assistir à gravação no momento que for mais conveniente, de forma rápida e prática. O pretendente à vaga que está empregado também tem a vantagem de poder gravar o vídeo fora do seu horário de trabalho, por exemplo.

Outra vantagem é que o vídeo evita entrevistas presenciais desnecessárias por permitir passar um “pente fino” no perfil dos candidatos, eliminando imediatamente aqueles que apresentam características que não podem ser identificadas apenas com a análise do currículo ou durante o contato telefônico, como uma boa comunicação, roupas adequadas ou a fluência em línguas.

Problemas que acontecem no decorrer do deslocamento do entrevistado como trânsito e fatores climáticos ocasionando atrasos ou até mesmo faltas, prejudicando o processo de Recrutamento e Seleção ao demandar ainda mais tempo do entrevistador, também podem ser evitados com a aplicação da vídeo entrevista.

E não é só isso, em tempos de crise como a que estamos vivenciando no Brasil, o vídeo faz o papel de aliado na redução de custos com viagens, nos casos em que é preciso entrevistar pessoalmente candidatos que moram em outras cidades ou estados, evitando que os participantes do processo tenham de investir em passagens.

Sem contar com a maior adesão do entrevistado, que também percebe vantagens neste modelo de entrevista, o que acaba causando uma empatia com a empresa contratante – uma grande preocupação nos tempos de hoje, já que existem as Redes Sociais como uma forma ágil e poderosa de difamar ou enaltecer determinada companhia. Os candidatos, principalmente aqueles das gerações Y e Z, as mais difíceis de agradar hoje em dia, consideram o uso do vídeo inovador, prático e atual.

Definitivamente, o vídeo deve ser parte integrante da estratégia das áreas de RH das empresas, e ser considerado essencial no processo de Recrutamento e Seleção, fazendo a diferença na agilidade, no custo e no tempo envolvidos nas etapas da busca por um profissional ideal.

Wagner Costa Santos, diretor do Compleo ATS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile