Bitz e Gerando Falcões fecham parceria para ampliar inclusão financeira nas favelas

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O Bitz, conta digital do Bradesco, firmou uma parceria com a Gerando Falcões com o propósito de ampliar a inclusão financeira dos brasileiros que vivem nas favelas. A parceria se dará por intermédio das 320 Organizações Não-Governamentais (ONGs) da Gerando Falcões, distribuídas pelo país, e que atendem, cada uma, em média de 3 a 5 comunidades, atuando como uma rede com a missão de facilitar o acesso dos moradores aos serviços bancários. A cada conta bancária aberta, a ONG responsável receberá uma comissão. Dessa forma, o Bitz promove não somente a bancarização da população como a geração de renda para os projetos sociais. A iniciativa chegará a 1.765 comunidades brasileiras. 

A ideia é que os líderes sociais atuem como facilitadores no processo de abertura de conta, cadastrando pessoas com um e-mail e CPF válido. Com o Bitz, o cliente pode pagar contas, fazer recarga de celular, transferências via pix, aproveitar os benefícios do cashback (dinheiro de volta) e formalizar empréstimos sem precisar ir até a uma agência física ou arcar com a cobrança de tarifas. 

A parceria com o Gerando Falcões, comandada por Eduardo Lyra, fornece um QR Code a cada um desses líderes sociais. A partir daí, são eles que iniciam a divulgação para amigos, clientes, parentes e pessoas dos territórios atendidos. 

Para o CEO do Bitz, Curt Zimmermann, trata-se de um grande desafio. "Será a primeira conta de muita gente. Soma-se a isso muitos outros problemas estruturais. Às vezes, não há internet nas comunidades a não ser nas próprias ONGs. As demandas de lugares do Rio Grande do Sul não são as mesmas da do Amazonas. Por isso, temos muito o que aprender durante esse percurso", destaca. 

A ação chega em um contexto de digitalização do setor bancário cada vez maior, especialmente após a pandemia. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, cerca de 19% dos brasileiros já possuem conta aberta em bancos digitais, com um destaque para a parcela da população de baixa renda, que responde por 30% desse total. Entre os jovens (18 a 24 anos), 36% possuem apenas conta digital. 

No ano passado, o Bitz superou a marca de 4,2 milhões de contas criadas. "Impulsionar a bancarização no país, levando novos clientes ao setor financeiro, é inclusão social e ferramenta fundamental para combater a desigualdade no Brasil", explica Zimmermann. 

"A parceria com o Bitz é um marco para as favelas e periferias do Brasil. Além de gerar uma diversificação de renda para as ONGs. Através da atuação dos nossos líderes sociais, a conta digital do Bradesco será disponibilizada para pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a serviços financeiros essenciais devido a empecilhos burocráticos. É um grande avanço", comemora Juliana Plaster, Diretora de Desenvolvimento e Parcerias da Gerando Falcões. 

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