Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Data Center do Estado do ES vai expandir capacidade de armazenamento de...

Data Center do Estado do ES vai expandir capacidade de armazenamento de dados e serviços

0
Publicidade

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) contratou empresa para o fornecimento de servidores e switches para o Data Center do Estado, central de dados governamentais que fica na sede da autarquia, em Vitória.

O investimento também contempla a prestação de assistência técnica gratuita durante o período de garantia. O principal objetivo é expandir a capacidade de armazenamento de dados do ambiente.

Por causa da necessidade de administrar um grande volume de dados com segurança, o Prodest registrou, nos últimos cinco anos, um aumento expressivo no uso de servidores virtuais.

No primeiro semestre deste ano, também houve um crescimento considerável na virtualização de servidores, no Data Center do Estado. Nesse ambiente, estão hospedadas informações de aplicações web, apps para dispositivos móveis, portais, sites e sistemas que permitem ao cidadão obter dados e ser atendido de forma digital ou presencial pelas instituições públicas.

Segurança

Atualmente, o Data Center do Estado atende a mais de 80 órgãos públicos no Espírito Santo. Em virtude do alto nível de segurança da informação, o ambiente é considerado uma referência nacional no setor público de Tecnologia da Informação (TI).

Esse reconhecimento é resultado de boas práticas para manter as informações hospedadas devidamente protegidas. Um bom exemplo é a sala cofre de 159 metros quadrados, que apresenta mecanismos contra incêndio, roubo, vandalismo e inundações.

Para manter os serviços sem interrupções e com um elevado grau de disponibilidade, o ambiente tem dois geradores que garantem o funcionamento, mesmo com a falta de energia por um longo período.

“Há uma crescente demanda por serviços públicos digitais mais seguros e disponíveis. Esse é um dos principais motivos que influenciaram na decisão de investir em novos equipamentos para o Data Center do Estado”, explicou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile