Intelbras publica Relatório de Sustentabilidade

0

A Intelbras divulga seu segundo Relatório de Sustentabilidade orientado pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O material destaca os principais resultados alcançados pela companhianas áreas ambiental, social e de governança corporativa referentes ao ano fiscal de 2021.

O relatório apresentado pela Intelbras corresponde ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021 e celebra uma nova etapa na história da companhia: a abertura de capital na B3. "Nesse documento, reconhecemos a importância de comunicar nossos esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança, bem como mostramos um constante aperfeiçoamento nessas questões ao longo dos anos. A Intelbras continua concentrando esforços para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores, apoiando seus parceiros e mantendo altos padrões de qualidade e socioambientais. Tudo isso reforça ainda mais seu compromisso e missão: ser uma empresa inovadora e sempre próxima", comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Sempre próxima: a cultura Intelbras

Os destaques do relatório estão relacionados às práticas e ao compromisso da Intelbras com seus colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo. Em 2021, foi exigida uma alta flexibilidade e maturidade da gestão para reagir às adversidades impostas pela continuidade da pandemia de Covid-19 e, também, para atenuar os reflexos socioeconômicos que surgiram no período. A empresa desenvolveu iniciativas dedicadas à saúde e à segurança física e emocional de seus colaboradores, além de ações voltadas aos parceiros. Os esforços na esfera de proteção ambiental também cresceram bastante no último ano, com a estratégia de sustentabilidade da companhia, bem como com as ações de governança por meio de diferentes projetos.

Sustentabilidade nos negócios

A empresa está investindo em sistemas de monitoramento ambientais e energia limpa. Inaugurada em janeiro de 2021, a usina fotovoltaica instalada no teto da filial de São José, que conta com 4 mil módulos solares, gerou 988,05 MW em seu primeiro ano de funcionamento, o equivalente a dois meses de energia em comparação ao consumo anual.

"Na Intelbras, estamos cada vez mais atentos à agenda Environmental, Social and Governance (ESG).Acreditamos que, ao priorizar esse tema, geramos valor para toda a cadeia de envolvidos, o que garante o fortalecimento do negócio no longo prazo. Nosso Comitê de Sustentabilidade segue atuando para reduzir os impactos ambientais e contamos com uma robusta governança, que agora presta contas para acionistas externos. No aspecto ambiental, buscamos constantemente o uso eficiente de recursos, bem como aprimorar a logística reversa de nossos produtos", afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Desde 2006, a Intelbras conta com um processo para a gestão adequada de resíduos, por meio do qual faz a coleta, a separação e a destinação dos rejeitos, assegurando que tudo ocorra em consonância com as legislações vigentes. Em 2021, a companhia conseguiu reciclar 882.022 quilos de sucatas, entre papel, eletrônicos, metais e plásticos. O envio desses materiais a parceiros que os compram acabou gerando uma receita líquida de R$ 1,2 milhão.

O compromisso com a redução dos impactos ambientais se estende para fora da Intelbras. Por meio de um programa de logística reversa, a empresa recebe os produtos que não são mais utilizados pelos consumidores, proporcionando que sejam descartados de forma correta. Para que esse processo seja prático, a Intelbras oferece três opções ao cliente: 1) solicitar o envio para a fábrica; 2) levar o produto para uma assistência técnica autorizada ou revenda; e 3) deixar o produto em um dos coletores de empresa parceira.

Desenvolvimento de soluções em benefício da sociedade

O ano de 2021, foi de grandes realizações para a companhia, que cada vez mais faz parte do dia a dia dos brasileiros. Por meio de sua cultura inovadora, a empresa se mantém próxima de seus clientes, desenvolvendo soluções que atendem e protegem o país como um todo.

Entre os principais destaques do ano passado, tem-se a abertura de capital na B3, no Novo Mercado, o que trouxe um aporte de capital de 700 milhões de reais. Ademais, iniciaram-se as operações na filial Nordeste, o que aproximou a empresa de clientes dessa região e da região Norte. Para atender à alta demanda pelos produtos da empresa nesse mercado, a nova unidade otimizou a logística e reduziu o tempo de atendimento às solicitações.

"O movimento de abertura de capital foi um importante marco para a Intelbras, fruto de investimentos em governança, gestão e qualificação de equipes nos últimos anos. Agora, com os investimentos de nossos acionistas, temos a oportunidade de acelerar progressivamente nossos negócios e seguir expandindo nossa atuação nos diferentes segmentos em que atuamos", pontua o CEO da Intelbras.

No ano passado, a companhia investiu esforços no desenvolvimento de soluções tecnológicas que vão servir para seu futuro, visando ampliar sua participação em setores cada vez mais importantes para a economia brasileira e mundial. Num contexto em que a chegada da tecnologia 5G está cada vez mais perto de acontecer no Brasil, a Intelbras efetivou parceria com a americana Qualcomm para produzir com exclusividade na América Latina equipamentos e dispositivos para a nova geração de internet. Além disso, adquiriu 75% da catarinense Khomp, reforçando a linha de produtos e soluções de comunicação, redes, controle de acesso e internet das coisas (IoT).

Outro segmento no qual a Intelbras passou a atuar foi o de energia solar, em linha com as estratégias de crescimento de longo prazo. O segmento de energias limpas tem ganhado cada vez mais relevância no mercado e será um fator crucial para a transição a uma economia de baixo carbono.

Cuidado com os clientes

Seguindo as tendências para a segurança digital, a empresa passou a contar com soluções e novas tecnologias contra ameaças virtuais. Para minimizar os riscos de ataques cibernéticos e violação de dados, há uma central de atendimento a clientes e parceiros com profissionais especializados para tratar do assunto. Com um perfil multidisciplinar, o Grupo de Privacidade de Dados propõe ações para reduzir riscos à proteção de dados. Em 2021, não houve queixas de violação de privacidade.

Além disso, para a proteção dos dados, disponibiliza constantemente atualizações para os equipamentos segurança com a aplicação de recursos de inteligência artificial (IA), auditorias periódicas nos sistemas e treinamentos para colaboradores. A Intelbras realiza semestralmente uma análise de segurança da informação em todo o ambiente digital, com o objetivo de identificar potenciais vulnerabilidades. A partir dos resultados dos testes, são executadas correções ou melhorias para assegurar que as operações estejam protegidas de ataques externos.

Ademais, a Intelbras atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e dispõe de uma Política de Privacidade com acesso disponível para todos.

Capacitação profissional

Com a continuidade da pandemia e a crise econômica atingindo o país, a Intelbras Itec, academia do conhecimento da Intelbras, que desenvolve programas de educação e incentivo ao empreendedorismo para qualificação profissional, ampliou a disponibilidade de seus conteúdos e cursos gratuitos no formato EAD (online) e presencial, a fim de oferecer oportunidades de qualificação profissional para toda a sociedade. Com isso, alcançou a marca de 981 cursos oferecidos, com 260 mil pessoas treinadas e 4.500 horas de ensino.

"Com os resultados positivos apresentados por essa iniciativa, continuamos promovendo uma experiência prática como forma de estar ainda mais próximos dos profissionais e tornar nossa marca uma aliada, em diversas esferas de suas vidas. As iniciativas da Itec também são uma ferramenta de estruturação e fortalecimento de nossas redes de parceiros, favorecendo a competitividade do mercado", explica Susana Brockveld, diretora de marketing e comercial da Intelbras.

Além disso, a Intelbras atua em parceria com instituições de ensino de todo o Brasil para que seus parceiros tenham mais facilidades de acesso ao conhecimento. Entre essas parcerias vale destacar as oito unidades do Senai, onde foram montados 18 laboratórios técnicos para o desenvolvimento prático através das soluções, além de outros dez institutos técnicos brasileiros e um uruguaio.

A empresa também reforçou seu compromisso de proporcionar um ambiente saudável para seus colaboradores, prestando assistência máxima em momentos importantes da vida de cada um deles e proporcionando soluções para seu bem-estar. Entre os benefícios e melhorias que os colaboradores receberam em 2021, tem-se a extensão das licenças maternidade (mais 60 dias) e paternidade (mais 15) para 180 e 20 dias respectivamente no total, e a plataforma Psicologia Viva, que facilita o acesso a tratamentos terapêuticos para colaboradores, nos quais 70% do valor da consulta fica sob responsabilidade da empresa. Também houve melhorias no Programa Viva Mais, que passou a incluir atividades como meditação mindfulness funcional, uma fonte de apoio à saúde mental e emocional.

"O cuidado da Intelbras com seus colaboradores é uma constante na história da empresa. Prova disso é que ela figura há 18 anos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no ranking Great Place to Work Brasil, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas. Tal reconhecimento é apenas um reflexo da nossa política de gestão de pessoas, que reforça a essência da Intelbras: estar sempre próxima", afirma Dione Quadros, gerente executiva da área de gestão de pessoas da Intelbras.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.