Publicidade
Início ESG Intelbras publica Relatório de Sustentabilidade

Intelbras publica Relatório de Sustentabilidade

0
Filial São José da Intelbras. Crédito: divulgação
Publicidade

A Intelbras divulga seu segundo Relatório de Sustentabilidade orientado pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O material destaca os principais resultados alcançados pela companhianas áreas ambiental, social e de governança corporativa referentes ao ano fiscal de 2021.

O relatório apresentado pela Intelbras corresponde ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021 e celebra uma nova etapa na história da companhia: a abertura de capital na B3. “Nesse documento, reconhecemos a importância de comunicar nossos esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança, bem como mostramos um constante aperfeiçoamento nessas questões ao longo dos anos. A Intelbras continua concentrando esforços para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores, apoiando seus parceiros e mantendo altos padrões de qualidade e socioambientais. Tudo isso reforça ainda mais seu compromisso e missão: ser uma empresa inovadora e sempre próxima”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Sempre próxima: a cultura Intelbras

Os destaques do relatório estão relacionados às práticas e ao compromisso da Intelbras com seus colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo. Em 2021, foi exigida uma alta flexibilidade e maturidade da gestão para reagir às adversidades impostas pela continuidade da pandemia de Covid-19 e, também, para atenuar os reflexos socioeconômicos que surgiram no período. A empresa desenvolveu iniciativas dedicadas à saúde e à segurança física e emocional de seus colaboradores, além de ações voltadas aos parceiros. Os esforços na esfera de proteção ambiental também cresceram bastante no último ano, com a estratégia de sustentabilidade da companhia, bem como com as ações de governança por meio de diferentes projetos.

Sustentabilidade nos negócios

A empresa está investindo em sistemas de monitoramento ambientais e energia limpa. Inaugurada em janeiro de 2021, a usina fotovoltaica instalada no teto da filial de São José, que conta com 4 mil módulos solares, gerou 988,05 MW em seu primeiro ano de funcionamento, o equivalente a dois meses de energia em comparação ao consumo anual.

“Na Intelbras, estamos cada vez mais atentos à agenda Environmental, Social and Governance (ESG).Acreditamos que, ao priorizar esse tema, geramos valor para toda a cadeia de envolvidos, o que garante o fortalecimento do negócio no longo prazo. Nosso Comitê de Sustentabilidade segue atuando para reduzir os impactos ambientais e contamos com uma robusta governança, que agora presta contas para acionistas externos. No aspecto ambiental, buscamos constantemente o uso eficiente de recursos, bem como aprimorar a logística reversa de nossos produtos”, afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Desde 2006, a Intelbras conta com um processo para a gestão adequada de resíduos, por meio do qual faz a coleta, a separação e a destinação dos rejeitos, assegurando que tudo ocorra em consonância com as legislações vigentes. Em 2021, a companhia conseguiu reciclar 882.022 quilos de sucatas, entre papel, eletrônicos, metais e plásticos. O envio desses materiais a parceiros que os compram acabou gerando uma receita líquida de R$ 1,2 milhão.

O compromisso com a redução dos impactos ambientais se estende para fora da Intelbras. Por meio de um programa de logística reversa, a empresa recebe os produtos que não são mais utilizados pelos consumidores, proporcionando que sejam descartados de forma correta. Para que esse processo seja prático, a Intelbras oferece três opções ao cliente: 1) solicitar o envio para a fábrica; 2) levar o produto para uma assistência técnica autorizada ou revenda; e 3) deixar o produto em um dos coletores de empresa parceira.

Desenvolvimento de soluções em benefício da sociedade

O ano de 2021, foi de grandes realizações para a companhia, que cada vez mais faz parte do dia a dia dos brasileiros. Por meio de sua cultura inovadora, a empresa se mantém próxima de seus clientes, desenvolvendo soluções que atendem e protegem o país como um todo.

Entre os principais destaques do ano passado, tem-se a abertura de capital na B3, no Novo Mercado, o que trouxe um aporte de capital de 700 milhões de reais. Ademais, iniciaram-se as operações na filial Nordeste, o que aproximou a empresa de clientes dessa região e da região Norte. Para atender à alta demanda pelos produtos da empresa nesse mercado, a nova unidade otimizou a logística e reduziu o tempo de atendimento às solicitações.

“O movimento de abertura de capital foi um importante marco para a Intelbras, fruto de investimentos em governança, gestão e qualificação de equipes nos últimos anos. Agora, com os investimentos de nossos acionistas, temos a oportunidade de acelerar progressivamente nossos negócios e seguir expandindo nossa atuação nos diferentes segmentos em que atuamos”, pontua o CEO da Intelbras.

No ano passado, a companhia investiu esforços no desenvolvimento de soluções tecnológicas que vão servir para seu futuro, visando ampliar sua participação em setores cada vez mais importantes para a economia brasileira e mundial. Num contexto em que a chegada da tecnologia 5G está cada vez mais perto de acontecer no Brasil, a Intelbras efetivou parceria com a americana Qualcomm para produzir com exclusividade na América Latina equipamentos e dispositivos para a nova geração de internet. Além disso, adquiriu 75% da catarinense Khomp, reforçando a linha de produtos e soluções de comunicação, redes, controle de acesso e internet das coisas (IoT).

Outro segmento no qual a Intelbras passou a atuar foi o de energia solar, em linha com as estratégias de crescimento de longo prazo. O segmento de energias limpas tem ganhado cada vez mais relevância no mercado e será um fator crucial para a transição a uma economia de baixo carbono.

Cuidado com os clientes

Seguindo as tendências para a segurança digital, a empresa passou a contar com soluções e novas tecnologias contra ameaças virtuais. Para minimizar os riscos de ataques cibernéticos e violação de dados, há uma central de atendimento a clientes e parceiros com profissionais especializados para tratar do assunto. Com um perfil multidisciplinar, o Grupo de Privacidade de Dados propõe ações para reduzir riscos à proteção de dados. Em 2021, não houve queixas de violação de privacidade.

Além disso, para a proteção dos dados, disponibiliza constantemente atualizações para os equipamentos segurança com a aplicação de recursos de inteligência artificial (IA), auditorias periódicas nos sistemas e treinamentos para colaboradores. A Intelbras realiza semestralmente uma análise de segurança da informação em todo o ambiente digital, com o objetivo de identificar potenciais vulnerabilidades. A partir dos resultados dos testes, são executadas correções ou melhorias para assegurar que as operações estejam protegidas de ataques externos.

Ademais, a Intelbras atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e dispõe de uma Política de Privacidade com acesso disponível para todos.

Capacitação profissional

Com a continuidade da pandemia e a crise econômica atingindo o país, a Intelbras Itec, academia do conhecimento da Intelbras, que desenvolve programas de educação e incentivo ao empreendedorismo para qualificação profissional, ampliou a disponibilidade de seus conteúdos e cursos gratuitos no formato EAD (online) e presencial, a fim de oferecer oportunidades de qualificação profissional para toda a sociedade. Com isso, alcançou a marca de 981 cursos oferecidos, com 260 mil pessoas treinadas e 4.500 horas de ensino.

“Com os resultados positivos apresentados por essa iniciativa, continuamos promovendo uma experiência prática como forma de estar ainda mais próximos dos profissionais e tornar nossa marca uma aliada, em diversas esferas de suas vidas. As iniciativas da Itec também são uma ferramenta de estruturação e fortalecimento de nossas redes de parceiros, favorecendo a competitividade do mercado”, explica Susana Brockveld, diretora de marketing e comercial da Intelbras.

Além disso, a Intelbras atua em parceria com instituições de ensino de todo o Brasil para que seus parceiros tenham mais facilidades de acesso ao conhecimento. Entre essas parcerias vale destacar as oito unidades do Senai, onde foram montados 18 laboratórios técnicos para o desenvolvimento prático através das soluções, além de outros dez institutos técnicos brasileiros e um uruguaio.

A empresa também reforçou seu compromisso de proporcionar um ambiente saudável para seus colaboradores, prestando assistência máxima em momentos importantes da vida de cada um deles e proporcionando soluções para seu bem-estar. Entre os benefícios e melhorias que os colaboradores receberam em 2021, tem-se a extensão das licenças maternidade (mais 60 dias) e paternidade (mais 15) para 180 e 20 dias respectivamente no total, e a plataforma Psicologia Viva, que facilita o acesso a tratamentos terapêuticos para colaboradores, nos quais 70% do valor da consulta fica sob responsabilidade da empresa. Também houve melhorias no Programa Viva Mais, que passou a incluir atividades como meditação mindfulness funcional, uma fonte de apoio à saúde mental e emocional.

“O cuidado da Intelbras com seus colaboradores é uma constante na história da empresa. Prova disso é que ela figura há 18 anos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no ranking Great Place to Work Brasil, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas. Tal reconhecimento é apenas um reflexo da nossa política de gestão de pessoas, que reforça a essência da Intelbras: estar sempre próxima”, afirma Dione Quadros, gerente executiva da área de gestão de pessoas da Intelbras.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile