As alterações pelas quais as empresas estão passando atualmente exigem um novo comportamento dos CIOs. Mais que estar alinhado ao negócio – além de possuir conhecimentos técnicos – este profissional precisa estar preparado para as mudanças nas corporações, sejam elas geográficas, de estratégia, novos negócios, de canais, revendedores etc.
Atualmente, já faz parte da característica do CIO a sua capacidade de gerenciamento de negócios da empresa, mas, além disso, ele tem de buscar uma posição mais flexível em relação às trocas de objetivos de projetos dentro das corporações. Para isso, segundo Mark Hennessy, vice-presidente global e CIO da IBM, esse profissional precisa saber aproveitar as oportunidades, além de saber improvisar decisões.
De acordo com Hennessy, isso significa se envolver mais cedo no processo de tomada de decisões estratégicas, forjar relações mais fortes com os CEOs e outros líderes empresariais, conduzindo assim, projetos de alto perfil de transformação. Dessa maneira, as corporações de todo o mundo podem entender de forma mais abrangente a importância da tecnologia dentro da empresa, e passam a direcionar o CIO para cargos de gerenciamento de projetos. "Esta é uma realidade que deixa qualquer CIO muito animado", afirma o executivo.
No ano passado, um estudo da IBM, denominado "CIO Role Is Changing", apontou que apenas 16% dos CIOs percebiam que as suas empresas estavam tirando o máximo proveito do potencial da área TI. Um exemplo disso o executivo comenta a sua própria experiência dentro da IBM. Depois de a companhia definir sua estratégia e seu modelo de gestão de um modo global, otimizando seus processos e alocando suas atividades nos países com custo mais adequado, mão-de-obra especializada e maior experiência e capacidade de realizar determinadas funções, ela transformou sua gestão, buscando expertises que permitem explorar novas oportunidades de negócios tanto em mercados emergentes, como naqueles em que já atua.
Essa estratégia pode ser conferida por meio da experiência profissional de Hennessy, que já assumiu posição de liderança em diversas áreas da companhia como vendas, marketing e gerenciamento. Hoje ele também é membro do Performance Team e do Integration and Values Team da IBM.
De acordo com o executivo, a mesma reação acontece também com os CEOs, que vislumbram importantes mudanças pela frente, e também destacam suas habilidades para absorver e gerenciar tais mudanças. É o que aponta o "Estudo Global de CEOs 2008: Implicações para a área de TI", que será apresentando por Hennessy em evento da IBM, nesta quarta-feira, 10, em São Paulo.
Segundo o estudo, mundialmente, 75% dos CEOs pretendem entrar ativamente em novos mercados, e 85% pretendem atuar extensivamente com parcerias para capitalizar oportunidades globais. Dentre os executivos brasileiros, 59% planejam explorar novos mercados e 86% afirmam a intenção em atuar mais com parceiros externos.
O Estudo Global com CEOs, da IBM, foi elaborado com o objetivo de capturar insights sobre como os desafios enfrentados atualmente pelos CEOs impactarão o futuro dos negócios.