O desenvolvimento da força de trabalho para a inovação e o debate em propostas já em curso sobre eficiência energética, tecnologias limpas e co-incubação de empresas, serão os assuntos discutidos em Denver, nos Estados Unidos, entre amanhã até o dia 11 de setembro. Representantes dos governos e da comunidade acadêmica e cientifica do Brasil e dos EUA estarão reunidos para o 6º Laboratório de Aprendizagem em Inovação 2009, com o tema Pesquisa e o Desenvolvimento como a Semente para a Inovação.
O encontro é o último dos seis laboratórios que o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC) organizam em conjunto neste ano. O objetivo é debater a promoção da transferência de conhecimento e tecnologia, o estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento das próximas gerações de inovadores nos dois países.
A delegação brasileira é liderada por Cláudio Gastal, presidente do MBC, e o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. Entre as presenças internacionais confirmadas estão Dan Arvizu, chefe executivo do Laboratório Nacional de Energia Renovável, a presidente do CoC, Deborah Wince-Smith, e o diretor de Planejamento Estratégico e Análise do Departamento de Energia dos EUA, David E. Rodgers.
Os debates serão focados em estratégias de liderança, capacitação, busca por talentos e políticas voltadas ao estímulo do desenvolvimento de tecnologia para a produção de energias renováveis nos dois países. Os participantes do evento também realizarão uma visita técnica ao Xcel Energy, para conhecer a filosofia da rede inteligente da empresa, seguido por um tour pelo centro de operações e controle e uma rodada de debates.