IN4/TCU: Entendendo o fenômeno do que está acontecendo nas pautas de TI no Governo Federal

0

Em vigor desde 2 de janeiro de 2009, a IN4 (Instrução Normativa Nº 4) da SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação) disciplina as contratações de serviços de Tecnologia da Informação pelos órgãos e entidades integrantes do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática), segundo os princípios de: 1) Alinhamento entre planejamento de contrações e estratégia organizacional; 2) Modelo do processo de contratação estruturado, baseado em fases, papéis, responsabilidades e documentos de apoio; 3) Contratação e remuneração baseada em resultados; e 4) Gestão dos processos de TI e da segurança da informação privativa da Administração Pública.
Esses princípios visam melhorar o quadro levantado no Acórdão 1603/2008, da Governança de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal, onde foram identificados os seguintes problemas principais:
*Ausência de planejamento estratégico institucional e de TI;
*Deficiência na estrutura de pessoal;
*Tratamento inadequado à confidencialidade;
*Integridade e disponibilidade das informações.
Um dos objetivos da governança de TI é assegurar que as ações de TI estejam alinhadas com os objetivos da instituição, contribuindo para alcançá-los. O desempenho da área de TI deve ser medido, os recursos propriamente alocados e os riscos inerentes, mitigados. Assim, é possível gerenciar e controlar as iniciativas de TI nas instituições para garantir o retorno de investimentos e a adoção de melhorias contínuas nos processos organizacionais.
Garantir a correta aplicação dos recursos empregados em tecnologia da informação torna-se cada vez mais importante, tendo em vista que, somente na Administração Federal, o gasto em TI ultrapassa R$ 6 bilhões por ano, segundo dados do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) e do DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).
Para garantir que os investimentos promovam valor às organizações, é necessário que eles sejam realizados à luz de um planejamento baseado em objetivos e estratégias de como alcançá-los. Apenas elencando as iniciativas e programas a partir da distância entre a situação desejada e a situação atual, a TI conseguirá fornecer o melhor apoio à organização e, consequentemente, o retorno de investimento.
Assim, faz-se altamente necessária a definição da visão (aonde quer chegar) e os objetivos (como irá chegar à visão) da instituição para que a área de TI possa engenhar os processos de trabalho e derivar destes as demandas de automação para suportar os objetivos almejados.
Desta forma, serão identificadas demandas de alto valor. A partir daí, podemos avançar para o desafio seguinte: como priorizar essas demandas e desenvolvê-las de forma a alcançar soluções de alta qualidade, de menor custo, de alta adaptabilidade às mudanças e que reutilizem os recursos/soluções já adquiridos pelo Governo Federal?
Assim, a IN4 regulamenta também o uso de pregão eletrônico na contratação de serviços, na aquisição de produtos e no desenvolvimento de projetos de TI por terceiros no âmbito da administração pública federal. Nas metas do governo destacam-se: a realização de contratações individuais em detrimento de contratos guarda-chuva; a redução da dependência de terceiros assumindo para si os papéis de gestão e coordenação de TI; e alcançar soluções de melhor qualidade e de menor custo.
Hoje, a aquisição de produtos e commodities pelo Governo Federal já está bastante estruturada conforme o modelo do pregão eletrônico. As solicitações são realizadas com um alto nível de detalhes sobre os produtos, garantias e dinâmica de aceitação.
No entanto, para a aquisição de serviços, dado sua natureza mais intangível, o uso de pregão eletrônico exige um cuidado maior na sua especificação, detalhamento e forma de medição – para oferecer uma interface clara entre o tomador e o executor dos serviços.
Para serviços de TI, essa complexidade é elevada ao topo. O que pode ser feito a esse respeito?
Nas palavras do titular da SLTI, Rogério Santanna: "O pregão leva em conta o menor preço ofertado, e o que garante a qualidade é a boa especificação dos bens e serviços adquiridos". Assim, o caminho para o sucesso na contratação de serviços de TI está em praticar processos maduros de gestão de demandas, que abordem todo o ciclo de vida das aplicações, desde o entendimento da necessidade pelas áreas fins e de TI, a especificação dos requisitos de automação, as definições de interface e padrões com o fornecedor, até a implantação das mudanças com eficiência e segurança.
Logo, têm-se os insumos necessários para utilização de pregão eletrônico cadenciando os processos envolvidos na gestão de demandas da seguinte maneira: visão e planejamento estratégico – estruturação dos processos – engenharia de requisitos – especificações.
Por fim, o processo de compra deve evoluir para oferecer uma comunicação cada vez mais efetiva entre comprador e fornecedor, estabelecendo padrões de especificação de necessidades, procedimentos para a gestão de mudanças, perfilando os fornecedores segundo seus conhecimentos e habilidades e avaliando-os segundo seus resultados e trabalhos realizados.
Interessante comentar que, como consequência da IN4, tem-se um movimento natural de elevação da profissionalização da indústria de TI. Tendo o Tribunal de Contas da União como indutor do processo de aperfeiçoamento da governança de TI, os órgãos e entidades do Governo Federal serão motivados a desenvolver seu planejamento estratégico institucional e de TI, direcionando assim os investimentos em iniciativas de maior valor para a nação.
Com um local centralizado para conduzir o processo de terceirização, obtém-se uma democratização da informação de fornecedores, clientes e os resultados dos relacionamentos entre eles. Apoiados por processos de gestão de demandas, métricas, base histórica e dinamismo no processo de terceirização, os clientes podem tomar melhores decisões na escolha dos seus fornecedores. Com isso, ao mesmo tempo em que é reforçada a competência e a responsabilidade dos fornecedores vitoriosos, é gerado um movimento de aprendizagem e de melhoria nos demais fornecedores para superar seus fatores negativos. Assim, a relação de terceirização de serviços de TI se torna cada vez mais madura e o mercado cada vez mais profissional.
Diante dos benefícios levantados, conclui-se que a iniciativa do Governo Federal em implantar uma normativa que incentive a orientação estratégica de TI e regulamente o uso de pregões eletrônicos promoverá um salto de clareza e eficiência nos processos de terceirização realizados por órgãos públicos. Logicamente não será uma solução imediata para todos os problemas existentes, mas, gradativamente, exigirá maior profissionalização da indústria de TI e realizará melhor uso dos recursos governamentais.

Wanderson Alves de Lima é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como consultor de TI e analista de sistema pelo especificações.com, identificando continuamente novas funcionalidades para evolução dos serviços oferecidos e participando de consultorias de implantação de processos de ALM (Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicações).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.