Publicidade
Início Blogueria Qual é o preço de um diploma comprado?

Qual é o preço de um diploma comprado?

0
Publicidade

Por mais que muitos não queiram nem saber o que aconteceu em outras épocas, tendo foco apenas no que virá, a duras penas estes descobrem que, geralmente, é impossível entender o presente e planejar o futuro sem conhecer o passado.

Há não mais de três décadas, o sistema educacional brasileiro era composto por um ensino básico forte, um ensino médio profissionalizante (que despejava profissionais de excelente qualidade no mercado de trabalho) e um ensino superior elitizado.

A professora, o contador e o enfermeiro eram formados no ensino médio e, em sua grande maioria, em concorridíssimas escolas públicas. O ensino superior era atendido fundamentalmente pelas faculdades públicas muito concorridas e por poucas faculdades privadas que, pelo seu alto preço, elitizavam ainda mais o nível superior.

Muitos intelectuais pregam: “não devemos comparar o Brasil com os outros países do mundo apenas com ele mesmo”.

Francamente não sei o que é pior: comparar o Brasil com os outros ou compara-lo com ele mesmo, todas as comparações tendo como base a educação são de entristecer.

As péssimas políticas educacionais e a necessidade do aumento da escolaridade da população a todo preço provocou uma perversa proliferação das “uniesquinas” e uma crescente mortandade dos cursos profissionalizantes de nível médio.

A situação de sucateamento, má gestão e comotização do ensino superior continuam a fazer suas vítimas. Desta vez atingiu uma das maiores faculdades particulares do país, a Gama Filho, no RJ, que foi à falência, deixando sem saber o que fazer milhares de alunos que acreditavam que um diploma de nível superior pudesse mudar sua vida.

Infelizmente a conscientização da população sobre um ensino que realmente faça diferença para a sua vida profissional está muito longe de acontecer. O resultado desta cegueira acadêmica reflete-se na vida corporativa. Muitas empresas estão exigindo formação superior para posições que há não muito tempo eram executadas por profissionais com formação fundamental.

Será que as atividades ficaram mais difíceis ou a formação dos profissionais está calamitosa?

A resposta é obvia: peça para um universitário recém-formado fazer uma interpretação de texto e avalie o resultado.
Soluções para esta situação existem inúmeras. Porém são todas absolutamente contrárias aos anseios dos governantes. Tirar o povo da escuridão educacional colocando luz na realidade brasileira provocaria sérias rupturas nos feudos instalados secularmente no Brasil.

É utópico sonhar, em curto prazo, com mudanças em larga escala, mas é possível orientar as pessoas que nos rodeiam, seja em casa ou no trabalho, a escolher instituições de ensino não baseadas apenas pelos preços ou facilidades de pagamento, mas principalmente pela relevância que seu diploma tem para o mercado de trabalho.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile