Apple aposta nos novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus para aquecer vendas no período do Natal

0

A Apple deve apresentar nesta quarta-feira, 9, em sua conferência em San Francisco, na Califórnia, os novos iPhone 6s e o iPhone 6s Plus e, segundo alguns rumores, um novo iPad e uma nova versão do set-top box Apple TV com a assistente de voz Siri. Além disso, durante o evento, a empresa deve dar mais detalhes do iOS 9, novo sistema operacional móvel, e do OS X El Capitan, versão do sistema para computadores Macintosh.

Os lançamentos, segundo analistas, são parte da estratégia da Apple para tentar impulsar as vendas no período de Natal e Ano-Novo. Mas, embora deva contribuir para aquecer os negócios, a perspectiva é que as vendas ocorram em uma escala bastante inferior a do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, segundo previsão do analista John Butler, da Bloomberg Intelligence, ouvido pelo USA Today. "Tampouco é possível imaginar que as vendas deverão crescer na faixa de 30% como ocorreu após o lançamento da nova família de smartphones", completa Toni Sacconaghi, analista da Bernstein Research. Ele prevê que as vendas do iPhone 6s deverão subir 3%, totalizando 237,6 milhões de unidades no ano fiscal que começa em outubro.

Nos oito anos de existência do iPhone, desde que Steve Jobs apresentou o smartphone ao mundo, a empresa tem registrado recordes de vendas, que poucas podem igualar. Nesse período, a Apple acumulou lucro atrás de lucro e suas ações subiram constantemente, elevando seu valor de mercado acima de US$ 700 bilhões, tornando-se a empresa mais valiosa dos Estados Unidos.

O principal responsável por esse desempenho foi o iPhone. As vendas unitárias do smartphone cresceram mais de 30% em cada um nos últimos três trimestres, na comparação com iguais períodos do ano anterior. Somente no terceiro trimestre do ano fiscal, as vendas subiram 35% em relação ao ano anterior.

Apesar da perspectiva otimista da empresa, os consumidores ainda estão aguardando um produto da Apple capaz de provocar uma ruptura no mercado, como ocorreu com o iPhone. Muitos acreditavam que o relógio inteligente Apple Watch pudesse reopresentar essa mudança, mas até agora isso não se cumpriu. Outra "estrela cadente" da Apple, o iPad, está lentamente desaparecendo. Até mesmo a tecnologia relacionada ao carro autônomo, tida como capaz de trazer uma inovação de ruptura, ainda está distante de se tornar realidade.

"Todos querem saber qual é a próxima grande tecnologia", diz Jerry Kim, professora assistente de gestão na Columbia Business School. "Quanto mais tempo ela leva, as pessoas ficam mais ansiosas. Criar um produto de transformador é difícil, especialmente sem [Steve] Jobs."

As ações da Apple têm sido duramente atingidas nos últimos meses devido às preocupações com a desaceleração da economia na China, segundo maior mercado da Apple. Os papéis da empresa, que lideraram a bolsa no ano passado, já caíram 19% no período de 52 semanas fechado em abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.