Aprenda a ser mais cuidadoso com as suas senhas

0

Se você tivesse vários filhos com certeza não daria o mesmo nome a todos eles para ser mais fácil de lembrar, certo? Mas é isso que fazemos com as nossas senhas. Pode parecer conveniente – e muito mais fácil de lembrar – usar a mesma senha para todas as contas online, mas uma única senha para todas as contas também pode facilitar que hackers ou pessoas mal intencionadas acessem informações pessoais valiosas e até mesmo roubem perfis em mídias sociais.

Se um hacker tiver acesso ao login e senha de uma pessoa, cadastrados em um site qualquer, ele tentará usar as mesmas informações em serviços de e-mails, mídias sociais e sites de compras. Se a pessoa usar a mesma senha para todas as suas contas ele terá sucesso e, consequentemente, terá acesso a várias informações pessoais da vítima. Com sorte ele pode até achar um número de cartão de crédito registrado em algum dos sites utilizados.

A maioria de nós mantém diversas contas de e-mails pessoais e corporativos, contas em mídias sociais, em sites de compras, em serviços de compartilhamento de arquivos, dentre tantas outras. O número de contas e senhas que temos que usar frequentemente nos leva à inevitável questão: "Se não podemos usar a mesma senha para todas as nossas contas, como é possível que nos lembremos de todas?". A solução é fácil. Você precisa de um gerenciador de senhas.

Uma única pessoa pode facilmente ter centenas de cadastros online e realmente é inviável criar e lembrar de senhas diferentes para todos. Por sorte o mercado já disponibiliza soluções para nos ajudar nesta tarefa. Um gerenciador de senhas irá ajudá-lo a criar e guardar senhas fortes e diferentes para todas as contas e ainda criará uma senha mestre para o gerenciamento de todas as outras contas.

Dessa forma, é preciso se lembrar de apenas uma senha. Mas é importante salientar que, para que o gerenciador seja seguro, é preciso que a ferramenta permita fazer login em sites e aplicativos usando não apenas a senha mestre, mas também inclua diversos outros fatores de autenticação que são exclusivos do usuário como reconhecimento facial, reconhecimento de voz e impressões digitais, além de bloquear o acesso em dispositivos que você não costuma usar.

Para uma senha ser considerada forte e segura ela precisa ter pelo menos oito caracteres e ser formada por uma combinação de números, letras e caracteres especiais como ponto, espaço, hífen, símbolos, etc. As senhas também devem ser trocadas com frequência e nunca devem ser compartilhadas, nem mesmo com pessoas de confiança.

Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da Intel Security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.