Publicidade
Início Gestão Infraestrutura TCS e GE desenvolvem solução de IoT para fabricação de turbinas a...

TCS e GE desenvolvem solução de IoT para fabricação de turbinas a gás

0
Publicidade

A Tata Consultancy Services (TCS) anuncia o desenvolvimento de uma solução digital para conectar LEDs inteligentes ao sistema de operacional Predix da GE que será usada na Internet Industrial por meio de gateways baseados no chip Intel Atom. Dessa forma, será possível realizar análises críticas para economizar tempo e custos significativos no processo de manufatura de turbinas.

A solução digital vai analisar a temperatura em vários pontos das peças metálicas da turbina à medida que são montadas e refrigeradas, permitindo que os operadores saibam quando a próxima operação poderá ser realizada, reduzindo assim o tempo de espera entre operações e aprimorando o controle de qualidade. A aplicação-piloto foi desenvolvida e implantada na fábrica de turbinas a gás da GE em Greenville, Carolina do Sul (EUA).

Durante o processo de fabricação das turbinas, o empilhamento de rotores é um processo essencial e precisa de níveis de precisão extremamente elevados. Se as rodas dos rotores forem empilhadas incorretamente por conta de diferenças na temperatura da superfície, será preciso fazer a remontagem, resultando em altos custos extras e duas a três semanas de atraso na entrega.

A nova solução digital da TCS faz a coleta automática de dados sobre a temperatura do ambiente e da superfície dos rotores, mede variações inaceitáveis, notifica os funcionários quando é possível prosseguir com a próxima operação e dá alertas sobre qualquer caso de não uniformidade.

Essa aplicação foi desenvolvida sobre a plataforma de LED inteligentes da GE e da Intel, capaz de reduzir custos e o consumo de energia, além de fornecer recursos de coleta e análise de dados. É composta por luminárias de LED inteligentes da Current com recursos da GE e integrada a sensores que monitoram a temperatura, a umidade e a presença de qualquer objeto físico, transmitindo os dados para um gateway que usa Intel® Atom™, de onde as informações são enviadas para a nuvem Predix.

“A solução da TCS vai garantir uma economia significativa de custo e tempo no processo de empilhamento de rotores – e é um exemplo do que pode ser feito sobre a plataforma Predix”, afirma Denzil Samuels, chefe da área de canais e alianças globais da GE Digital. “Ela demonstra a força de três líderes da indústria, que exploram suas respectivas capacidades para transformar o setor de manufatura”, complementa o executivo.

“A TCS se associou a GE e Intel para trabalhar nessa solução inovadora que vai proporcionar os benefícios da IoT Industrial, garantindo precisão às operações complexas de manufatura. Ela também será um elemento valioso na TCS Digital Store e no ecossistema Predix da GE”, comenta Anupam Singhal, vice-presidente da Tata Consultancy Services.

Como parte do Programa de Alianças Digitais da GE, a TCS tem feito investimentos significativos na ampliação de sua prática Predix, tendo mais de 550 entre seus mil consultores já treinados e com experiência prática em projetos, arquiteturas e conceitos de soluções para a plataforma Predix. A Predix ajuda as empresas da área industrial no processo de transformação digital usando software, aplicações e ferramentas analíticas que lhes permitem operar mais rápido, de forma mais inteligente e mais eficiente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile