Corsan aumenta produtividade em 25% ao automatizar processos de TI 

0

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul, aumentou a produtividade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a solução ITSM da SoftExpert, fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Com cerca de 5.500 colaboradores e atuando em 317 municípios do estado, a empresa utiliza o SoftExpert Excellence Suite há 10 anos e, há seis meses, implementou a solução ITSM (I.T Service Management) para gerenciar as demandas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O gerente do projeto na Superintendência de TIC da Corsan, Jader Fraga Vieira, comenta que devido à ausência de uma ferramenta robusta, a plataforma de chamados era usada exclusivamente pela equipe de TIC. Assim, para que o funcionário pudesse solicitar suporte, era preciso entrar em contato com a Central de Serviços para registrar o pedido. "Quando a empresa terceirizada era trocada, o software também era substituído, trazendo dificuldades de migração de dados históricos. Além disso, a cada mudança, havia a necessidade de treinamentos, adaptações e capacitações, tanto para as equipes internas, quanto externas", lembra.

Vieira explica que a escolha da solução ocorreu principalmente pela flexibilidade e completude da solução. "Dada a complexidade e o tamanho da companhia, a área de TIC precisava de uma ferramenta que possibilitasse a customização de fluxos de trabalho e que fosse completa, seguindo os padrões do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

O processo de implementação, que durou aproximadamente seis meses, foi realizado pela equipe da ITSX, empresa parceira da SoftExpert. "O apoio da consultoria foi fundamental, pois o consultor tinha conhecimento e experiência com ITIL, auxiliando-nos com questões de regras de negócio. Além disso, a flexibilidade que a ferramenta como um todo nos proporcionou, por meio do cruzamento entre dados e procedimentos específicos da nossa empresa com o ITIL, permitiu a aplicação das melhores práticas de TIC no dia a dia da companhia", complementa.

Entre os benefícios apontados por Vieira, ele destaca a economia, tanto operacional, com a otimização dos processos, quanto financeira, com o controle de indicadores. "Tivemos uma redução média de três dias no tempo de atendimento dos chamados. Isso proporcionou, inclusive, um aumento significativo na satisfação dos nossos usuários. Quanto à produtividade, estima-se um aumento de 20 a 25%, levando em consideração a redução no tempo de execução dos chamados", declara.
Para o futuro, a companhia pretende investir na implementação de portais de diferentes áreas e setores, a partir do exemplo construído para a área de TIC. Além disso, a expectativa é explorar novos módulos e integrar a solução com o ERP que está em implantação na Companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.