Hoje em dia é muito comum as pessoas procurarem ferramentas na Internet para sanar qualquer tipo de dúvida, desde as mais simples até as mais complexas como, por exemplo, as questões relacionadas à saúde. Porém, por ser um espaço aberto e livre, muitas vezes a sobrecarga de informações e a dúvida quanto à credibilidade das fontes consultadas acabam gerando mais dúvidas.
Neste cenário, será lançado durante o 50º COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica, que acontece entre 11 e 14 de outubro, o site Medicinia (www.medicinia.com.br). Uma plataforma de perguntas e respostas que possibilita uma linha direta entre a população e a comunidade médica na orientação das mais diversas dúvidas sobre medicina e saúde.
“O site tem cunho educacional e o objetivo é orientar os usuários em relação a qualquer tipo de dúvida na área de saúde, com informações seguras, fornecidas por médicos devidamente registrados no CRM, baseadas na literatura médica e sem ferir a ética. O modelo do site não permite consultas médicas online, não há definição de diagnósticos e nenhum tipo de medicamento pode ser prescrito”, explica o idealizador do Medicinia, dr. Daniel Branco, neurologista com pós-doutorado em Harvard e MBA pela Wharton Business School.
Além do formato inovador, o usuário pode criar e gerenciar temas de seu interesse para facilitar a visualização de perguntas e respostas sobre determinado assunto. É possível também seguir outros usuários do site e acessar banco de dados com as dúvidas mais frequentes. “As dúvidas são respondidas pelos médicos com base no entendimento científico atual de cada assunto. Nosso diferencial é oferecer informações seguras avalizadas por médicos”, afirma.