As vantagens das soluções para gestão do relacionamento de clientes sem o ônus de implantação de sistemas ou significativos investimentos: essa é a proposta das ferramentas para prospecção, concessão, gestão da carteira e recuperação hospedadas pela Serasa Experian.
Essas soluções contam com infraestrutura da própria companhia, que possui tecnologia para receber, processar e analisar os dados dos clientes, ajudando na formulação das melhores estratégias de gestão e entregando respostas rápidas. Ao optar por uma solução hospedada, o cliente não precisa sobrecarregar sua equipe de TI, investir em equipamentos ou em recursos humanos, conquistando flexibilidade e agilidade para suas ações.
“As soluções hospedadas contam com suporte periódico e monitoramento constante para aprimoramento de sua performance”, afirma o presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian. “Esse suporte especializado dá segurança ao cliente e o custo otimizado do modelo permite que mais empresas usufruam das informações que constam do maior banco de dados da América Latina e contem com modelos matemáticos customizados”, completa Kekligian.
As soluções hospedadas estão aptas a atender bancos, financeiras, cooperativas de crédito, processadoras e emissoras de cartões, indústria, varejo, telecom e utilities.
Com menos dependência de infraestrutura de TI, as soluções hospedadas auxiliam na tomada de decisões estratégicas sobre, por exemplo, como fazer a gestão de limites da carteira, qual é o melhor canal de comunicação com cada consumidor, quando iniciar o processo de recuperação, quando suspender o serviço, como aumentar a conversão de proponentes, qual o produto mais indicado para cada perfil de clientes e como controlar e padronizar políticas e regras de negócio.
Entre as soluções hospedadas que a Serasa Experian oferece está o Probe. A plataforma trabalha com o perfil comportamental do consumidor, reunindo dados sobre compras e financiamentos em transações efetivadas. Esse histórico será transformado em informação estratégica. A ferramenta propõe a análise de cada perfil e sugere ações para abordagem, estabelecendo, inclusive, qual grupo deve ser contatado em primeiro lugar tanto para a oferta de determinado produto como para iniciar um processo de recuperação de crédito. O objetivo é otimizar os resultados de acordo com os desafios do cliente.
A solução combina informações e modelos comportamentais com segmentação, além de instrumentos analíticos que permitem à companhia não apenas entender como também antecipar as necessidades do consumidor, possibilitando a oferta customizada de produtos e serviços.
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