Publicidade
Início Comunicações Mobile Menos de 20% das empresas brasileiras usam apps corporativos

Menos de 20% das empresas brasileiras usam apps corporativos

0
Publicidade

A política de o funcionário trazer o próprio smartphone para uso corporativo (BYOD bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo) é utilizada por 38% das empresas brasileiras entrevistadas pela IDC em sua mais recente pesquisa sobre mobilidade corporativa. Destas, somente 40% utilizam alguma ferramenta de gerenciamento de dispositivos. O estudo foi feito com 288 profissionais entre agosto e setembro de 2013.

Em 2011, a política de BYOD no país era adotada por 42% das empresas. Em 2012, a porcentagem caiu para 30%, e em 2013, voltou a crescer para 38%. “A partir de 2012, houve uma queda no uso de dispositivos nas empresas, pois elas pararam para entender e criar uma estratégia de mobilidade. Depois que as políticas começaram a ser mais compreendidas, houve o crescimento de novo neste ano”, explica o analista de mercado da IDC Brasil, Bruno Freitas.

Apesar de a adoção do BYOD no país ser cada vez mais crescente, as aplicações corporativas ainda não decolaram no mercado brasileiro. Das empresas com mais de 250 funcionários, só 19% utilizam algum tipo de aplicação corporativa móvel. Nas empresas com menos de 250 funcionários, essa porcentagem cai para 12%. A maioria dos funcionários acaba usando tablets e smartphones para checar e-mails e acessar a internet.

Os dados também apontam que 27% das companhias respondentes permitem o acesso a informações corporativas em tablets. A consultoria registrou que 18% das vendas de tablets no Brasil no segundo trimestre deste ano foram para o segmento corporativo e para governos.

O uso de tablets impactou o consumo de PCs e notebooks. Após comprarem um tablet, 44% dos usuários de desktops diminuíram o uso do PC em 32%, enquanto 33% dos usuários de notebooks reduziram seu uso em 26%. Embora o uso de computadores deva cair, a previsão é que eles não sejam substituídos pelos tablets. “O formato dois em um está evoluindo. São aqueles dispositivos híbridos, ultrafinos, com tela touch, ultrabooks, com telas de dez a onze polegadas e longa duração de bateria. Eles estão ganhando bastante espaço no mundo corporativo, são ideais porque combinam tablets e PCs”, afirma o gerente de produtos para tablets e smartphones da Intel para a América Latina, Rodrigo Tamellini.

CYOD

O estudo da IDC concluiu que a mobilidade corporativa não é mais uma opção, e que as empresas deverão se adaptar, balanceando benefícios e riscos, criando políticas efetivas de BYOD e de mídias sociais. “Não existe uma regra, depende muito da empresa e da área de negócios em que atua”, diz Freitas.

A Intel recomenda o uso da política de CYOD choose your own device, ou escolha o seu próprio dispositivo. Em vez de deixar o funcionário trazer qualquer tipo de dispositivo para trabalhar, a empresa oferece um leque de aparelhos recomendados, mantendo a flexibilidade demandada pelo usuário e a segurança exigida pela equipe de TI. “O conceito de CYOD ainda está sendo definido, mas está surgindo por meio de grandes corporações. O desafio delas é trazer um dispositivo que o funcionário queira usar. A empresa tem que seguir tendências: não adianta querer trazer dispositivos de dois, três anos atrás”, afirma Tamellini, da Intel. Segundo o executivo, essa tendência deve se espalhar primeiro nos Estados Unidos e na Europa, para depois chegar aos mercados emergentes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile